Edição de Março de 2024

AEA Marília celebra 56 anos de representatividade e atualização. Valorização dos engenheiros, arquitetos e agrônomos de Marília marcam as mais de cinco décadas e meia de existência

56º aniversário da entidade é celebrado neste 28 de março de 2024

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos, a AEA Marília, completa neste 28 de março de 2024 56 anos de história, cooperação, de sonhos realizados e muitos êxitos. A semente que neste terreno, em Marília, foi depositada por um grupo de amigos, engenheiros e sonhadores, germinou esse complexo Social, Educacional e Técnico para os profissionais, responsáveis pelo desenvolvimento ordenado na mobilização urbana e humana.

Em mais de meio século atuando como uma entidade de classe que representa e luta pelos interesses de seus associados, a AEA Marília, está comemorando sua história, seus feitos e efeitos em grande estilo. Um livro está em pleno desenvolvimento e tem movimentado o dia a dia dos ex-presidentes, personagens e profissionais que contribuíram, não somente para o crescimento da Associação e sua representatividade na sociedade, como para o franco desenvolvimento de Marília e toda região.

A obra, recheada de emoções e muitas lembranças, vai contar a história da AEA Marília, desses 56 anos de fundação e todos os seus feitos que contribuem para o bem-estar da população da cidade que hoje está entre as 50 cidades com o maior IDH em todo Brasil. 

Os ex-presidentes da AEA Marília, engenheiros prestigiados da cidade, têm contribuído muito para essa edição com gloriosas decisões e feitos históricos. Entrevistados na sede, todos lembram do primeiro feito, a construção da Associação e do conselho administrativo e fiscal que teve o saudoso engenheiro civil, Antônio Casadei, como presidente, isso em 1968.  “Foi através de decisões precisas que nasceu a AEA Marília e há 56 vem se mantendo como entidade de classe referência no Brasil”, disse o atual presidente Joaquim Mendonça Júnior, que será o próximo diretor de comunicação social, gestão 2024-2025. 

Para atualizar todos que hoje fazem parte da AEA Marília e participam dos eventos que qualificam, atualizam e direciona a excelência profissional, vejam as lembranças de alguns ex-presidentes que participaram da história e podem confirmar a luta para representar e lutar por direitos e benefícios aos engenheiros, arquitetos e agrônomos de Marília e região.

Protagonismo este que integra a história de Marília e região que atualmente se tornou um campo de obras públicas, comerciais, industriais, comerciais e de logística.

Expediente

Painel  Online é o boletim informativo da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília

Edição de Março de 2024

Diretoria 2022-2023
Presidente – Engenheiro Agrônomo Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior

Vice-presidente – Engenheiro Civil Vitor Manuel Carvalho Sousa Violante

Diretor Administrativo – Engenheiro Agrônomo Nelson Martins Barreto Júnior

Adjunto Administrativo – Engenheiro Civil José Alfredo de Araújo Sant’Ana

Diretor Financeiro – Engenheiro Eletricista Edson Navarro

Adjunto Financeiro – Engenheiro Civil Felipe Justo Fortunato

Diretora Social – Arquiteta Clédina Emiko Yamashita

Adjunto Social – Engenheiro Agrônomo Caetano Motta Filho

Diretor de Esportes e Lazer – Engenheiro Civil Nivaldo João da Cruz

Adjunto de Esportes e Lazer – Engenheiro Civil José Luís Dátilo

Diretor de Cursos e Palestras – Engenheiro Civil Filipe Ceolin de Abreu

Adjunto de Cursos e Palestras – Engenheiro Civil Haroldo de Mayo Bernardes

Diretora de Patrimônio – Arquiteta Célia Regina Matarucco

Adjunto de Patrimônio – Engenheiro Civil José Ernesto Tonon

Diretor de Comunicação – Engenheiro Eletricista Fábio Antônio Fregonesi

Adjunto de Comunicação – Engenheiro Mecânico Gustavo Henrique Moretti Ferreira

Jornalista Responsável – Ramon Barbosa Franco Mtb 32.103

Aniversários AEA Marília

01/03
Fernando Antônio Rodrigues Netto
Engenheiro civil

02/03
Leonardo Carpanezzi de Almeida
Engenheiro agrônomo

03/03
Carlos Domingos Pires
Engenheiro de Obras Hidráulicas

05/03
Alecsey Emanuel Fioravanti
Engenharia Mecânica

Antônio Carlos Nunes de Souza Júnior
Engenheiro eletricista

06/03
Antônio de Carvalho Brandão Júnior
Engenheiro civil

08/03
Filipe Ceolin de Abreu
Engenheiro civil

09/03
Alexandre Ferioli
Engenheiro civil

 

10/03
Allan Jackson de Moura
Engenheiro civil

Robson Roque da Silva
Engenheiro civil

11/03
Nilson Noboru Tohyama
Engenheiro eletricista

12/03
Emilia Shizuo Fujikawa
Engenheiro civil

Regis Eugênio dos santos
Engenheiro eletricista

Rodrigo Ercílio Coneglian
Engenheiro civil

13/03
Michele de Almeida Corrêa
Engenheiro civil

 

15/03
Francisco Oliveira Moretti
Engenheiro mecânico

Marcos Masahko Kakutate
Engenheiro agrônomo

Patrícia Seigner Palloni
Arquiteta e urbanista

16/03
Vanessa Machado Apóstolo
Arquiteta e urbanista

17/03
Fernando Giroto
Engenheiro agrônomo

21/03
Marcelo T. Cezar
Engenheiro civil

22/03
Cláudia Aparecida Ferreira Sornas Campos
Engenheira civil

Isabela Silva
Engenheira civil

Rodrigo Miguel Guizzardi
Engenheira civil

24/03
Mariana Calandrin Rodrigues
Arquiteta e urbanista

25/03
Ednaldo Mendonça Alves
Engenheiro civil

João Pedro Marconato
Engenheiro civil

26/03
Mauro Roberto Justi Messas
Engenheiro mecânico

28/03
Caio Doretto Braccialli
Engenheiro agrônomo

30/03
Geraldo Gehre Chagas
Engenheiro civil

Palavra do Presidente

Gratidão e agradecimento por esta caminhada construtiva

por Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior

Queridos colegas, membros e amigos da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília e Região. Hoje é um dia emocionante, pois estamos reunidos para celebrar não apenas o término de um ciclo, mas também o início de uma nova jornada. É com intensa gratidão e um coração repleto de emoções que me dirijo a todos vocês neste momento de transição.

Primeiramente gostaria de expressar meu mais profundo agradecimento a cada sócio, a cada membro da diretoria, conselho fiscal, funcionários, colaboradores e patrocinadores que estiveram ao meu lado ao longo desta caminhada. Suas contribuições, apoio e dedicação foram verdadeiramente inspiradores e fundamentais para o sucesso de nossa associação.

Assumir a presidência desta entidade foi uma honra e um privilégio. Poder liderar uma entidade tão diversa e talentosa de profissionais foi uma experiência enriquecedora e transformadora. Cada desafio enfrentado e cada conquista alcançada foram possíveis graças ao trabalho árduo e ao espírito colaborativo de todos vocês. 

Ao passar o bastão para a nova diretoria, desejo expressar meus votos mais sinceros de sucesso e prosperidade. Que vocês assumam suas novas responsabilidades com coragem, humildade e compromisso, sempre mantendo em mente o bem-estar e os interesses de nossa comunidade. À nova diretoria, faço um pedido especial: que busquem sempre congregar e cooperar para o desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico-cultural de nossas áreas de atuação. Que zelem e defendam os interesses da classe, promovendo a valorização profissional e o respeito mútuo entre todos os membros. 

Mais do que nunca, é essencial que estejamos unidos em nossa missão de servir e contribuir para o avanço da Engenharia, Arquitetura e Agronomia em nossa região. Somente através da cooperação e da solidariedade poderemos enfrentar os desafios que se apresentam e alcançar nossos objetivos comuns. 

Por fim, gostaria de agradecer a cada um de vocês por sua dedicação, comprometimento e apoio ao longo deste período. Seja como sócio, parte da diretoria, dos funcionários, colaboradores ou patrocinadores, cada um de vocês desempenhou um papel fundamental em nossa jornada e por isso, serei eternamente grato. 

Que possamos continuar trabalhando juntos, unidos pelo amor e pela paixão pela nossa profissão, e que possamos construir um futuro ainda mais brilhante e promissor para nossa associação e para nossa comunidade.

Muito obrigado.

Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior, engenheiro agrônomo e presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília

Engenheiro agrônomo Joaquim Mendonça Júnior, presidente da gestão 2022-2023

Tema foi apresentado pelo engenheiro eletricista Regis Eugênio dos Santos, chefe da unidade do Crea de Marília – UGI Marília – para a sociedade e profissionais de Marília

“Para mim, foi um marco ter conquistado a presidência da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília e região, gestão 2022-2024, essa entidade que há 56 anos luta pelos interesses dos profissionais. Para isso, aprimoramos a comunicação da entidade (site e redes sociais) com os associados, atualizando a conexão para maior networking entre os profissionais, ampliamos o relacionamento com universidades e outras entidades que contribuem para o desenvolvimento social, profissional e filantrópicos na cidade e toda região”.

Engenheiro agrônomo Caetano Motta Júnior, presidente da gestão 2005-2007

“Me lembro que tivemos que assumir o terreno doado pelo Poder Público Municipal e que teríamos de construir uma sede. Demorou, mas conseguimos aos poucos, com ajuda dos amigos, transformar um terreno neste complexo que se tornou a AEA Marília. Sempre que posso estou presente na administração e nos eventos sociais dessa entidade de classe que continua defendendo os interesses dos profissionais e que oferece benefícios para o bem-estar dos associados e seus familiares. É muito emocionante participar dessa história de 56 anos da Associação que também faz parte da minha vida”.

Engenheiro civil José Carlos Almeida, ex-vereador de Marília, ex-presidente da Câmara Municipal e presidente da gestão 1980-1981

“Sempre houve preocupação com o desenvolvimento da cidade. Me orgulho em testemunhar os avanços da cidade que hoje está entre as 50 melhores cidade do País. Me orgulho de testemunhar o crescimento da AEA Marília e da cidade, um município rural, forte na produção de café, se transformar numa cidade bem desenvolvida, industrial, com muitos loteamentos, condomínios, casas, obras comerciais, municipais, hospitalares e de logística, que impulsionam a economia e o aspecto social de toda região. A AEA Marília com apoio do Crea São Paulo sempre contribuiu para a potência que Marília se transformou”.

Assembleia da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília elege nova diretoria e engenheiro civil Vitor Violante assume a presidência da entidade

Engenheiro agrônomo Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior conclui mandato em gestão marcada pelo dinamismo e fraternidade

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (AEA Marília) realizou assembleia geral para prestação de contas, eleição do novo conselho administrativo e conselho fiscal para o período de 2024-2025, bem como desenvolver  planejamentos para a próxima gestão. O evento aconteceu no salão de eventos na noite de segunda-feira, dia 25 de março de 2024, reunindo profissionais associados, diretoria e ex-presidentes.

Presidente do conselho de administração no período de 2022 a 2023, o engenheiro agrônomo Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior, conduziu a assembleia na maior parte do tempo e iniciou saudando a todos os presentes. Após a leitura da ata, houve a apresentação do balanço financeiro feita pelo diretor financeiro da gestão 2022 a 2023, engenheiro eletricista Edson Navarro. Também foram detalhados os balanço de despesas, relatórios de saldos e projetos bem-sucedidos, inclusive os já iniciados na gestão de Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior, que está terminando.

 “Agradeço de todos que contribuíram para o sucesso de minha gestão, em especial ao Confea, Crea São Paulo e a Mútua São Paulo, que me ajudaram nas ações que, diga-se de passagem, modernizaram a comunicação da AEA Marília com seus associados e parceiros, resultando no aumento de 16,8% de novos associados”, informou.

Na gestão do agrônomo Joaquim Mendonça Júnior, a AEA Marília cresceu em notoriedade na sociedade e junto ao Poder Público. 

“Passamos a marcar presença em formaturas de Engenharia em universidades, promovemos eventos técnicos e estivemos em feiras com tendências do mercado, ampliamos as nossas parcerias e para promover a AEA Marília. Assim, mantivemos a qualidade nos serviços oferecidos para o bem-estar dos associados e seus familiares. Aumentamos a segurança patrimonial com a implantação de monitoramento por câmeras e um coworking com toda infraestrutura para os profissionais, em especial, aos recém-formados que necessitam de um espaço para seus primeiros projetos. Nossa meta foi alcançada com sucesso! Me orgulho também pelos eventos beneficentes para arrecadação de fraldas descartáveis para doação, uma ação social muito importante, assim como o futebol às quintas-feiras o futebol entre os amigos”, destacou Mendonça Júnior desejando sucesso à nova diretoria.

Após a votação de todos os associados presentes na assembleia, a nova diretoria, então, foi apresentada por Mendonça Júnior, assim como os novos conselhos administrativo e fiscal. Na gestão 2024-2025, a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos, AEA Marília, passa a ser presidida pelo engenheiro civil e professor universitário, Vitor Manuel Carvalho Sousa Violante, que reconheceu a gestão inovadora de Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior e de toda sua diretoria.

“Vamos continuar e manter o majestoso trabalho do Joaquim que, inclusive, estará presente nesta gestão na diretoria de comunicação. Uma honra! O respeito mútuo, o foco na qualificação e atualização profissional e o networking entre os associados, vai ser mantido para manter a importância na representatividade da AEA Marília na cidade, no estado e no país”, afirmou o presidente engenheiro Vitor Violante.

Mais de 130 convidados participaram do almoço, que foi especialmente preparado pelo chef de cozinha Fabiano Capelato, do buffet Capelato. De acordo com Capelato, para elaborar a feijoada da AEA de Marília, sua equipe iniciou os trabalhos na véspera. “Preparamos duas versões da feijoada, uma mais light, com carne seca, calabresa, paio e costelinha, e outra mais ‘forte’, digamos, mais ‘tradicional’, com tudo isso, mais pé, orelha, rabo e outros itens mais gordurosos”, explicou o chef de cozinha.

Vinagrete, farofa e pururuca acompanharam o cardápio. Ao final, a diretoria da AEA de Marília serviu um bolo e cantou os parabéns para todos os aniversariantes. “Sempre organizamos o almoço especial para celebrar os aniversariantes e também promover a amizade”, concluiu o presidente, Mendonça Júnior.

Engenheiro civil Vitor Violante

Engenheiro civil graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), Vitor Violante é especialista em Gestão da Produção pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Dedicado e visionário, se empenhou por décadas na docência, lecionando no Ensino Superior como professor nos cursos de Engenharia da Universidade de Marília (Unimar). Na gestão do presidente Joaquim Mendonça exerceu a função de vice-presidente da AEA e atualmente é conselheiro do Crea São Paulo.

Confraternização para celebrar a nova diretoria

Para comemorar os sucessos na gestão de Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior e celebrar a nova diretoria, gestão 2024-2025 presidida por Vitor Manuel Carvalho de Sousa Violante, AEA Marília finalizou a assembleia para prestação de contas, eleição do novo conselho administrativo e fiscal, com muito networking e integração social entre os associados, em um saboroso churrasco. O evento aconteceu na churrasqueira da varanda gourmet, anexo ao salão de eventos. 

Conquistas realizadas em cinco décadas e meia de muito trabalho, visão do futuro, qualificação profissional e muita amizade que resultam na história de Marília e na história de todos os homens e mulheres, engenheiros, engenheiras, arquitetas, arquitetos, agrônomas e agrônomos que se dedicaram em manter o foco da associação para a edificação da sociedade e valorização dos categorias representadas. 

Associados, novos associados, profissionais e ex-presidentes que continuam participando das ações da AEA Marília estiveram presentes em mais um grande encontro entre profissionais e empresários da engenharia civil, arquitetura e agronomia de Marília e região. Ex-presidentes como o engenheiro eletricista Edson Navarro, engenheiro agrônomo Caetano Motta Filho, engenheira civil Cláudia Aparecida Sornas Campos e o engenheiro eletricista, Aquira Takizawa, participaram da confraternização.

AEA de Marília e Crea São Paulo trazem informações sobre o Acervo Técnico

O que é Acervo Técnico de um profissional?

É o conjunto das atividades técnicas desenvolvidas ao longo da vida do profissional, compatível com suas atribuições e registradas no CREA por meio de ARTs – Anotações de Responsabilidade Técnica. Pertence sempre e exclusivamente ao profissional que registrou a ART da obra/serviço realizado e nunca à empresa. A capacidade técnico-profissional de uma pessoa jurídica é representada pelo conjunto dos Acervos Técnicos dos profissionais integrantes do seu quadro

O que é Certidão de Acervo Técnico – CAT?

É o documento que certifica, para efeito legal, as atividades registradas pelo profissional em seu Acervo Técnico, comprovando sua experiência ao longo do exercício da atividade, compatível com sua competência. Também é documento imprescindível para participação em licitações e concursos públicos nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, em seus diversos níveis de atividade, pois comprova a Capacidade Técnico Profissional da pessoa jurídica a qual ele está vinculado. Vídeo informativo.

Quando posso solicitar a Certidão de Acervo Técnico?

A solicitação pode ser no período em que a atividade técnica está sendo executada ou após o término, lembrando que a ART deve estar emitida em ambos os casos e baixada quando atividade atividade estiver concluída. O prazo da regularização de ART preenchida após a conclusão da obra/serviço é de até 5 (cinco) anos.

Quais ARTs fazem parte do Acervo Técnico do profissional?

O Acervo Técnico será composto pelas ARTs do profissional requerente da Certidão, sendo esta referente ao objeto do contrato. Para Certidão em que a atividade está em andamento, a ART não poderá estar baixada e requer o acompanhamento do atestado parcial emitido pelo contratante comprovando os quantitativos executados até o momento da emissão. Para atividades concluídas, realize anteriormente a baixa da ART.

As empresas possuem Acervo Técnico?

Não. Conforme o arts. 45 e 46 da Resolução 1137/2023 do Confea, os profissionais possuem Acervo Técnico-Profissional e as empresas possuem Acervo Operacional:

“Art. 45. O acervo técnico-profissional é o conjunto das atividades desenvolvidas ao longo da vida do profissional compatíveis com suas atribuições e registradas no CREA por meio de anotações de responsabilidade técnica.”

“Art. 46. O acervo operacional de pessoas jurídicas é o conjunto das atividades desenvolvidas pela empresa, a partir do registro no CREA, por meio das anotações de responsabilidade técnica comprovadamente emitidas por profissional pertencente ao quadro técnico ou contratado para aquelas atividades.”

Onde devo requerer a Certidão de Acervo Técnico?

A Certidão de Acervo Técnico deverá ser requerida na jurisdição do CREA onde foi executada a obra ou serviço e emitida a respectiva ART. 

O serviço está disponível no site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) São Paulo, clicando em CREANET, mediante login e senha do profissional, na opção Solicitações > Solicitar Acervo Técnico. Acompanhe o andamento do protocolo em Solicitações > Acompanhar serviços solicitados.

Quais os itens que devem ser atendidos no preenchimento da ART?

A ART de obra ou serviço apresentada deverá atender aos seguintes itens: anotação antes ou durante a execução da obra ou serviço;

emitida por profissional devidamente registrado no CREA-SP no período de execução da obra ou serviço; quando houver empresa executora, esta requer registro prévio e ativo no CREA-SP no período de execução da obra ou serviço; o profissional deverá estar devidamente vinculado à empresa executora, perante o CREA-SP, no período da execução da obra ou serviço; baixa da ART após a conclusão da obra ou serviço.

O que é Atestado de Capacidade Técnica?

O Atestado de Capacidade Técnica é a declaração fornecida pela contratante da obra ou serviço, pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado e que atesta a execução da obra ou a prestação do serviço e identifica seus elementos quantitativos e qualitativos, o local e o período de execução, os responsáveis técnicos envolvidos e as atividades técnicas executadas. Vídeo informativo.

Quais dados devem constar no Atestado de Capacidade Técnica para a emissão da Certidão de Acervo Técnico?

Os dados mínimos para atestado são aqueles disponíveis no Anexo IV da Resolução 1137/2023 do Confea.

Referente à anuidade, estou em débito com o CREA-SP, posso solicitar Certidão de Acervo Técnico?

Sim, não há necessidade da quitação das anuidades para solicitar a Certidão de Acervo Técnico.

Posso solicitar a segunda via da Certidão de Acervo Técnico?

Sim. O profissional poderá solicitar, a qualquer tempo, a segunda via da Certidão de Acervo Técnico e, quando modificação de dados já existentes, será necessário a complementação ou substituição da Certidão de Acervo Técnico. 

As CATs emitidas a partir de Julho de 2018 estão disponíveis eletronicamente para reimpressão no login CREANET do site, clicando em  Serviços > Emissão de Certidão > Impressão de Certidão de Acervo Técnico. Para segunda via quando não identificar o documento ou caso a Certidão tenha sido emitida antes do prazo, no mesmo login acesse Solicitações > Solicitar Acervo Técnico. Acompanhe o andamento do protocolo em Solicitações > Acompanhar serviços solicitados.

Saiba mais

Em Marília, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, o Crea São Paulo, possui uma unidade de atendimento (UGT),na rua Mecenas Pinto Bueno, nº 1207. O atendimento presencial é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O Crea possui um site oficial e canais de comunicação com a população, podendo ser acessado pelo link: https://www.creasp.org.br/

O Jornal Painel Online é uma publicação mensal da AEA - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Marília e Região.
Para sugerir uma pauta envie um e-mail para editor@aeamarilia.com.br
Permitida a reprodução desde que citada a fonte!