Edição de Março de 2023

2º Jantar Gourmet com pratos típicos da culinária árabe reúne 100 convidados

O evento social celebrou aniversariantes de janeiro e fevereiro

As celebrações dos associados aniversariantes de janeiro e fevereiro aconteceram em 24 de fevereiro, a partir das 20 horas, na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília).

 

Inspirado na culinária árabe, o cardápio foi composto por labne, homus, babaganuch, pão sírio, tabule, charuto de repolho e de folhas de uva, além de kibe assado com recheio de coalhada. “Em janeiro realizamos o primeiro jantar gourmet, quando servimos o tradicional entrevero preparado pelo nosso associado e ex-presidente da AEA Marília, engenheiro agrônomo Caetano Motta Filho. O cardápio desta vez veio da culinária árabe”, observou o presidente da AEA Marília, engenheiro agrônomo Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior.

 

Os chefs convidados foram Sílvia Godinho e Antônio Miguel, especializados na culinária árabe.

Aniversários AEA Marília

Março

02/03

José Epaminondas Santos – engenheiro civil

 

03/03

Carlos Domingos Pires – obras hidráulicas

 

05/03

Alecsey Emanuel Fioravante Fernandes – engenheiro mecânico

Antônio Carlos Nunes de Souza Júnior – engenheiro eletricista

 

06/03

Antônio de Carvalho Brandão Júnior – engenheiro civil

 

08/03

Filipe Ceolin de Abreu – engenheiro civil

 

09/03

Alexandre Ferioli – engenheiro civil

 

10/03

Allan Diekson de Moura – engenheiro civil

 

11/03

Nilson Noboru Tohyana – engenheiro eletricista

 

12/03

Emília Shizuo Fujikawa – engenheiro civil

Regis Eugênio dos Santos – engenheiro eletricista

Rodrigo Ercílio Coneglian – engenheiro civil

 

13/03

Guilherme Eduardo Schaldach – engenheiro mecânico

Michele de Almeida Corrêa – engenheiro civil

 

15/03

Francisco Oliveros Moretti – engenheiro mecânico

Marcos Masahiko Kakutate – engenheiro agrônomo

Patrícia Seigner Palloni – arquiteta e urbanista

 

16/03

Vanessa Machado Apóstolo – arquiteto e urbanista

17/03

Fernando Giroto – engenheiro agrônomo

 

18/03

Oreste Pagliuso Neto – engenheiro civil

 

20/03

Thiago Esteves Trindade – engenheiro civil

 

21/03

Mário César Minami – engenheiro civil

 

22/03

Cláudia Aparecida Ferreira Sornas campos -engenheira civil

Rodrigo Miguel Guizzardi – engenheiro civil

 

24/03

Mariana Calandrin Rodrigues – arquiteta e urbanista

 

25/03

Edinaldo Mendonça Alves – engenheiro civil

João Pedro Marconato – engenheiro civil

 

26/03

Mauro Roberto Justi Messas – engenheiro mecânico

 

28/03

Caio Doretto Braccialli – engenheiro agrônomo

 

30/03

Geraldo Gehre Chagas – engenheiro civil

 

Palavra do Presidente

Juntos e unidos como uma forte associação

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília caminha unida e fortalecida cada vez mais. Recebe a todos os associados de braços abertos e com muita alegria. Seja nas atividades sociais, como a 2ª edição do jantar gourmet – organizado em fevereiro -, seja nas atividades de aperfeiçoamento, como a que promovemos com o apoio do Crea São Paulo, ‘Valorização profissional’.

 

Todos nós acompanhamos as notícias da tragédia que assolou o Litoral Norte – aliás, nossa associação se tornou um posto de arrecadação de alimentos, água e agasalhos para as vítimas de São Sebastião e cidades litorâneas – e todos nós sabemos que, se as regras da engenharia e da ocupação adequada de solos fossem respeitadas, muitos problemas e muitas vidas seriam poupadas.

 

Sabemos que a ciência – e no caso específico nosso, as engenharias, a arquitetura e a agronomia – é primordial para o progresso efetivo e na preservação da sociedade, principalmente no que diz respeito à preservação de vidas. Por isso, além do papel fiscalizador do Crea, sua função – com o auxílio das associações de classe, como a AEA Marília – transcende a esfera administrativa, passando a ser um ator para a efetiva política de Estado, garantindo estrutura e segurança.

 

Por isso, quero convidar os profissionais que venham participar da AEA Marília, venham cooperar conosco na construção de uma sociedade mais segura e próspera. Juntos e unidos como uma forte associação alcançaremos todos os objetivos coletivos de um mundo mais jutos!

 

Encerro por aqui desejando uma ótima leitura a todos”

 

Muito obrigado!

Joaquim R. Mendonça Júnior
Engenheiro Agrônomo

Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília

AEA Marília e Crea São Paulo promovem palestra sobre valorização profissional

Tema foi conduzido pelo engenheiro eletricista Regis Eugênio dos Santos, chefe da unidade do Crea de Marília - UGI Marília

A diretoria da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília) e Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Estado de São Paulo (Crea SP) promoveram em 24 de fevereiro, na sede da entidade em Marília, a palestra ‘Valorização Profissional’. O tema foi apresentado pelo engenheiro eletricista Regis Eugênio dos Santos.

 

“A valorização profissional é um trabalho permanente do Crea São Paulo, que estimula e oferece o aperfeiçoamento constante dos profissionais credenciados. O aperfeiçoamento é realizado através de treinamentos, capacitações e palestras, como esta que aborda exatamente a questão da valorização profissional”, considerou o engenheiro eletricista.

 

Um dos aspectos abordados por Regis Eugênio, que é chefe da unidade do Crea de Marília (UGI Marília), envolveu a prática de preços adequados nos contratos de prestação de serviços nas áreas da Engenharia e da Agronomia. “Um preço justo e adequado, sem que promova e incentive a concorrência desleal. O mesmo nos referimos aos salários. O Crea vem identificando, por exemplo, concursos públicos onde a remuneração de engenheiros e de agrônomos estão abaixo do salário mínimo profissional”, informou.

 

O salário mínimo profissional das categorias contempladas pelo Crea São Paulo corresponde a 8,5 salários-mínimos nacionais para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. “Onde identificamos a prática de remuneração abaixa deste padrão, estamos notificando e aplicando a fiscalização, exigindo a correção”, considerou o palestrante.

‘Me formei e agora?’: AEA Marília e Crea SP promovem palestra para acadêmicos no anfiteatro da reitoria da Unimar

Conferência com a engenheira civil e perita judicial Elaine Câmera. Entrada será doação de 1 kg de alimento perecível ou fralda geriátrica (tamanho GG)

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) do Estado de São Paulo organizam no próximo dia 28 de março, das 19h30 às 22h30, no campus da Universidade de Marília (Unimar), a palestra ‘Me formei e agora?’. A palestra será conduzida pela engenheira civil e perita judicial Elaine Câmera, que desenvolve trabalho como avaliadora de imóveis e é especialista em projetos de prevenção a combate de incêndio. “Estaremos organizando este importante aperfeiçoamento para os futuros profissionais da Engenharia no anfiteatro da reitoria da Universidade de Marília, num evento beneficente”, declarou o presidente Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior, que é engenheiro agrônomo.

 

A entrada será a doação de um quilo de alimento não perecível ou uma fralda geriátrica do tamanho GG. “Encontramos nesta oportunidade uma forma de convidar os universitários a cooperar com as entidades assistenciais que serão beneficiadas com tudo que arrecadarmos no próximo dia 28”, informou o presidente da AEA Marília. Os nomes das instituições beneficentes beneficiadas serão divulgadas posteriormente.

 

A conferencista e engenheira civil Elaine Câmera é docente em cursos de Engenharia Civil, Engenheira de Produção e em Arquitetura e Urbanismo, portanto, tem ampla vivência com a dúvida que, volte e meia, paira nas mentes dos profissionais recém formados: “Me formei e agora? É uma pergunta recorrente e posso garantir com toda certeza: sim, existe vida antes e após a obra. Então, nossa proposta é tirar da mentalidade dos formandos que assim que pegarem o diploma terão que trabalhar em obras. Pretendo apresentar as novas áreas de atuação que vão além do canteiro de obras”, contextualizou a palestrante.

 

Além dos formandos e recém-formados, a palestra do próximo dia 28 de março, a partir das 19h30, será voltada para profissionais com pouca experiência de mercado e para profissionais que estejam em busca de aperfeiçoamento. Sócia-proprietária da empresa Plumo Engenharia e Projetos, a engenheira civil Elaine Câmera possui mestrado em Engenharia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e MBA em Controladoria e Finanças Empresariais. “A AEA Marília, ao promover a conferência, despertará nos acadêmicos o interesse em estar presente na associação como sócio. O trabalho da diretoria da AEA em proporcionar essa conferência aos associados ajuda a ampliar a oportunidade de novos aprendizados”, sintetizou a palestrante.

 

As inscrições deverão ser feitas pelo WhatsApp da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília), (14) 98121-9548. Informações também poderão ser obtidas pelo mesmo fone.

Palestra ‘Me formei e agora?’
Engenheira civil e mestre Elaine Câmera
Local: anfiteatro da Unimar
28/03 – 19h30
Entrada: 1kg de alimento ou 1 fralda geriátrica GG
Organização: AEA Marília e Crea São Paulo

 

AEA de Marília inicia a votação dos Profissionais do Ano de 2023 e prepara noite de gala com jantar para 15 de abril

Votação será realizada até o próximo dia 24 por e-mail ou pelo whatsapp oficial da entidade

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília, a AEA Marília, está retomando um dos grandes acontecimentos da classe tecnológica do Interior de São Paulo: a entrega do prêmio Profissionais do Ano. Tradição iniciada há mais de 30 anos – em 1992 – o Prêmio Profissional do Ano é concedido após votação dos associados. Desde 2002 a outorga contempla um profissional de cada área de atuação: Engenharia, Arquitetura e Agronomia. A votação começou na segunda-feira, dia 13 de março, e seguirá até o próximo dia 24.

 

A votação pode ser realizada através de e-mail encaminhado à secretaria da entidade – aea@marilia.com.br – ou por mensagem de texto enviada ao whatsapp oficial da associação, (14) 9821-9548. “Cada associado indicará apenas um nome da sua respectiva área de formação. Para a área de engenharia poderá ser indicado qualquer profissional de qualquer modalidade”, informou a diretora social da AEA Marília, arquiteta e urbanista Clédina Emiko Yamashita.

 

O presidente da AEA Marília, engenheiro agrônomo Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior, que em 2003 conquistou o reconhecimento da categoria como Agrônomo do Ano, explicou que pelo regulamento do Prêmio, a homenagem será concedida ao profissional de tenha nível superior e que esteja em situação regular no Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Além disso, precisam ser sócios da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília). “Não poderão ser indicados associados que integram a diretoria ou o conselho da AEA e os profissionais que já foram homenageados em anos anteriores”, detalhou.

 

De 1992 a 2019 – último ano em que a AEA promoveu a premiação e o jantar de gala – foram homenageados 64 profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. O evento foi suspenso de 2020 a 2022 em virtude da pandemia e da reorganização no período pós-pandemia de covid. Comissão formada por diretores da AEA estará divulgando em 29 de março, durante a assembleia geral da entidade, os nomes dos três profissionais eleitos para o Prêmio Profissional do Ano de 2023. O jantar de gala está previsto para acontecer no dia 15 de abril, no salão de festas da entidade. Os convites já estão sendo comercializados e mais informações podem ser obtidas pelo telefone da AEA, (14) 98121-9548.

Comissão de associados da AEA de Marília participa da reunião em Bauru do comitê do Crea São Paulo de fiscalização da Alesp

Uma comissão de profissionais integrantes da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília) participou no dia 24 de março, da reunião regional do Comuri, o recém criado comitê de relações institucionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea SP) para acompanhar o trabalho da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Alesp. “A AEA de Marília, como sempre em sua trajetória de instituição cidadã, se coloca à disposição da sociedade para auxiliar no que for preciso. E, agora com a criação da Comuri não está fazendo diferente. Tanto que estamos enviando uma comitiva de associados para o encontro regional, em Bauru, e contou com as entidades que integram a Unacop, a União das Associações de Engenharia do Centro Oeste Paulista”, detalhou o presidente da diretoria da AEA Marília e engenheiro agrônomo Joaquim Mendonça Rodrigues Júnior.

O Comuri funcionará como órgão consultivo e entre os membros da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que integram o conselho está o deputado estadual e engenheiro civil Ricardo Madalena, liderança do Partido Liberal que reside e tem atuação política em Santa Cruz do Rio Pardo, na região de Marília. Aliás, Madalena, como é mais conhecido, é o coordenador do Comuri.  O engenheiro civil  Dr José de Alfredo de Araújo Sant’Anna, o engenheiro eletricista e diretor de Comunicação Social da AEA de Marília Fábio Antônio Fregonesi e a diretora da Mútua e ex-presidente da AEA de Marília, engenheira civil Cláudia Aparecida Sornas Campos, integraram a comissão de Marília que participou da reunião em Bauru.

De acordo com as informações do Crea São Paulo, o conselho fiscalizará as ações da Alesp – que recentemente empossou os 94 deputados estaduais eleitos em 2022. A proposta do Comuri é levar benefícios para todas as cidades ao tratar sobre a engenharia, dando suporte às demandas de cada município e atenção à atividade do Crea SP: a fiscalização do exercício profissional para o bem-estar da população. Atualmente, o Crea São Paulo possui cadastrado em todo o Estado mais de 350 mil profissionais.

Quer receber as atualizações da AEA diretamente em seu e-mail ou whatsApp? Preencha o formulário.

O Jornal Painel Online é uma publicação mensal da AEA - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Marília e Região.
Para sugerir uma pauta envie um e-mail para editor@aeamarilia.com.br
Permitida a reprodução desde que citada a fonte!