Edição de Maio de 2023

Comissão Auxiliar de Fiscalização do Crea São Paulo analisa caso que envolveu queda de arquibancada em rodeio de Bressane

Universitários do ‘Estágio Visita’ também foram convidados para reunião da CAF. Próximo encontro será em 26 de junho

Integrantes da Comissão Auxiliar de Fiscalização (CAF) do Crea São Paulo (Crea-SP) se reuniram na noite desta segunda-feira, dia 29 de maio, na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (AEA) de Marília para analisar e debater diversos temas ligados à engenharia e agronomia. Entre os assuntos abordados estava o caso que envolveu queda de arquibancada em um rodeio organizado na cidade de Oscar Bressane, a 45 quilômetros de Marília. Em 27 de abril ocorreu a queda de uma arquibancada durante a festa do peão de Bressane. Por sorte, as duas únicas vítimas do acidente sofreram ferimentos leves. Ainda neste evento – que havia sido suspenso pela organização – um nelore, avaliado em R$ 800 mil, morreu em decorrência de descarga elétrica. A organização sustentou que possuía o alvará para a festa.

 

“A reunião da CAF neste mês de maio contou com as presenças do gerente regional do Crea São Paulo, André Luiz Abiatti, profissionais e estudantes do programa Estágio Visita, do Crea São Paulo”, informou o engenheiro Regis Eugênio dos Santos, chefe da unidade do Crea São Paulo em Marília. Diretores e associados da AEA Marília também estiveram presentes. “Discutimos, mais especificamente, os sinistros registrados no evento de Oscar Bressane”, pontuou o engenheiro. O Estágio Visita, uma iniciativa do conselho regional, abriu as portas da entidade para acadêmicos dos cursos de engenharia e agronomia. Duas instituições da região participaram: Universidade de Marília (Unimar) e Faef de Garça. “Cinco alunos da Unimar e quatro alunos da Faef participaram da vivência”, informou Regis.

 

Um destes acadêmicos foi o universitário de Engenharia Agronômica, Brendow Guedes, que cursa Unimar, mas é de Araçatuba. “Tivemos um momento significativo com o presidente do Crea São Paulo, o engenheiro de telecomunicações Vinícius Marchesi. Esta aproximação demonstra que o Crea não é só fiscalização, mas formação e qualificação. Ou seja, quebra aquele paradigma de que o conselho só existe para fiscalizar, comprovando que o Crea tem uma missão muito maior”, salientou.

 

Expediente

Painel  Online é o boletim informativo da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília

Edição de Maio de 2023

Diretoria 2022-2023
Presidente – Engenheiro Agrônomo Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior

Vice-presidente – Engenheiro Civil Vitor Manuel Carvalho Sousa Violante

Diretor Administrativo – Engenheiro Agrônomo Nelson Martins Barreto Júnior

Adjunto Administrativo – Engenheiro Civil José Alfredo de Araújo Sant’Ana

Diretor Financeiro – Engenheiro Eletricista Edson Navarro

Adjunto Financeiro – Engenheiro Civil Felipe Justo Fortunato

Diretora Social – Arquiteta Clédina Emiko Yamashita

Adjunto Social – Engenheiro Agrônomo Caetano Motta Filho

Diretor de Esportes e Lazer – Engenheiro Civil Nivaldo João da Cruz

Adjunto de Esportes e Lazer – Engenheiro Civil José Luís Dátilo

Diretor de Cursos e Palestras – Engenheiro Civil Filipe Ceolin de Abreu

Adjunto de Cursos e Palestras – Engenheiro Civil Haroldo de Mayo Bernardes

Diretora de Patrimônio – Arquiteta Célia Regina Matarucco

Adjunto de Patrimônio – Engenheiro Civil José Ernesto Tonon

Diretor de Comunicação – Engenheiro Eletricista Fábio Antônio Fregonesi

Adjunto de Comunicação – Engenheiro Mecânico Gustavo Henrique Moretti Ferreira

Jornalista Responsável – Ramon Barbosa Franco Mtb 32.103

Aniversários AEA Marília

02/05
ADAUTO PINTO DE ANDRADE
Engenheiro Mecânico

03/05
IAN CESAR AMOS ESTEVES
Engenheiro Civil

03/05
LUIS CESAR VILLANI
Engenheiro Agrônomo

MARCELO SALMON
Arquiteto e Urbanista

04/05
BRUNO FELIPE SANTOS FERNANDES
Arquiteto e Urbanista

HOMERO ESTEVES
Arquiteto e Urbanista

ROBERTO BIAVA
Engenheiro Civil

05/05
VALMOR DA CUNHA GRÁVIO
Engenheiro Eletricista

07/05
JOSÉ GUILHERME GUILLAUMON
Engenheiro Agrônomo

09/05
LOIC KESSLER CARDOSO
Engenheiro Civil

10/05
EMÍLIO CARLOS PRANDI
Geólogo

SEBASTIÃO DA SILVA ANDRADE
Engenheiro de Segurança do Trabalho

SILVIO RENATO BAZZO BERTONCINI
Engenheiro Civil

11/05
ANA BEATRIZ DE PAULA MENIN
Arquiteta e Urbanista

LEONARDO GALVÃO DAUN
Engenheiro de Produção

13/05
EDUARDO LUIS RIBEIRO
Arquiteto e Urbanista

16/05
DIRCEU CESAR DE LIMA INTINI
Engenheiro Civil

17/05
FABIO ANTONIO FREGONESI
Engenheiro Eletricista

18/05
ADAIR MENEGUCCI
Engenheiro Civil

JOSÉ HAJIME TAKAHASHI
Engenheiro Mecânico

20/05
FELIPE JUSTO FORTUNATO
Engenheiro Civil

21/05
MARCELO LUIZ ALVES
Engenheiro Civil

22/05
CARLOS ESTEVO NASCIMENTO
Arquiteto e Urbanista

23/05
YOSHIYAKI TOKUMO
Engenheiro Eletricista

24/05
CASSIANO FOGAÇA
Engenheiro Civil

DEBORA YOSHIDA ISHII
Arquiteta e Urbanista

GUILHERME SANTOS POLEGATO
Engenheiro Civil

25/05
JOSÉ ROBERTO DE OLIVEIRA
Engenheiro Civil

RAFAEL RODRIGUES DA SILVA
Engenheiro Eletricista

27/05
TÂNIA CRISTINA BASTOS DONANDON
Engenheira Civil

31/05
EDSON NAVARRO
Engenheiro Eletricista

Palavra do Presidente

União e aperfeiçoamento como prioridades

Os esforços de todos e o empenho da nossa diretoria resultaram no recomeço de uma tradição. Após quatro anos de ausência, ausência esta imposta pelo isolamento preventivo da pandemia de covid-19 e pelos cuidados determinados na retomada à normalidade, a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília, a AEA Marília, organizou e promoveu o Jantar dos Profissionais do Ano. Desde 2019 nossa entidade não concedia o prêmio, instituído no ano de 1992. A última edição desta tradição marcante havia sido em 2019, quando houve as concessões dos títulos para a Arquiteta do Ano Larissa da Cunha Carvalho Leme, Agrônomo Luís César Villani e Engenheiro Civil Archimedes de Grande Filho.

Importante constar que, quando do início desta relevante premiação – aliás, uma das mais importantes da área tecnológica de todo o Interior do Estado de São Paulo – o primeiro engenheiro a ser homenageado foi Archimedes de Grande – pai do engenheiro homenageado em 2019, Archimedes de Grande Filho. Ao que tudo indica, um ciclo, portanto, pode-se dizer havia se fechado. Ciclo este aberto em 1992 e encerrado em 2019. Não só o Prêmio Profissionais do Ano recomeçou em 2023, mas como muitas outras atividades e ações de nossa entidade, que optou em realizar o jantar dos Profissionais do Ano no primeiro semestre. Anteriormente, tanto na época do Archimedes de Grande ‘Pai’, quando da homenagem ao Archimedes de Grande Filho, a AEA Marília se reunia sempre no segundo semestre, em jantar de gala que literalmente marcou toda uma época de nossa cidade. A estratégia de promover o tradicional jantar nos primeiros seis meses do ano, debatida em reunião e aceita com o consenso dos membros da diretoria, está relacionada ao melhor aproveitamento e otimização do calendário, pois ficaria mais prático a promoção e a organização de um grande evento a cada semestre. Isso porque a tradicional Festa do Porco, Carneiro e Costela no Rolete seria mantida no segundo semestre – geralmente a promoção ocorre em agosto – e o Jantar dos Profissionais viria para o primeiro semestre.

E, com as bênçãos de Deus, dedicação dos colaboradores da AEA, esforços dos patrocinadores e muito trabalho dos associados e diretores, em abril de 2023 conseguimos promover uma festa digna  aos profissionais que fazem toda diferença em nossa sociedade, inspirando os futuros profissionais e deixando um legado de edificação por um mundo muito melhor. Com o coração repleto de gratidão, com muito entusiasmo em servir nossa AEA e nossa comunidade, deixo aqui um enorme agradecimento e a felicidade de poder construir com todos vocês o recomeço da tradição dos Profissionais do Ano.

 

Engenheiro agrônomo Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior

Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília

Com apoio do Crea São Paulo, AEA Marília promove curso integral de acústica ambiental sobre as normas da ABNT e procedimentos

Com carga horária de oito horas, programação aconteceu na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (AEA) de Marília, em 27 de abril de 2023

Uma das principais cidades turísticas do Estado de São Paulo, reconhecida pelo charme de suas pousadas e elegância de seus roteiros, Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, conseguiu identificar a fuga de investimentos numa determinada região do Município graças ao trabalho de medição do nível de pressão sonora. Estudo conduzido pelo professor doutor e engenheiro civil Luiz Antônio Brito, baseado em procedimento de medição que seguiu à risca a metodologia estabelecida pela NBR 10151, constatou que a atividade turística na cidade que abriga a residência oficial de inverno do governador de São Paulo apresenta uma elevação dos níveis de ruído do meio urbana e isso afeta a localidade. Principalmente por não oferecer as condições necessárias para novos investimentos nos ramos da hotelaria e da gastronomia.

Esta é a síntese da acústica ambiental na prática. O tema amplamente explicado em curso que a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (AEA) de Marília e o Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) de São Paulo realizaram dia 27 de abril, a partir das 8h30, na sede da AEA (rua Mecenas Pinto Bueno, n.º 1.207). O treinamento, com carga horária de oitos horas, teve apoio do Sistema Confea/Crea e foi  conduzido pelo professor doutor Luiz Antônio Brito, engenheiro civil formado pela Universidade do Vale do Paraíba, mestre em Ciências pela Faculdade de Engenharia Aeronáutica do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e doutor engenheiro pela Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor do Programa de pós-graduação em Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional e do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté.

As inscrições puderam ser feitas no site oficial da AEA Marília, www.aeamarilia.com.br. Profissionais associados e estudantes universitários tiveram como entrada a doação de um quilo de alimento não perecível ou a doação de fralda geriátrica no tamanho GG. As aulas começaram às 8h30 de quinta-feira, dia 27. Os principais tópicos do curso foram propagação e atenuação das ondas sonoras em ambientes abertos, fontes pontuais e lineares, poluição e paisagem sonora, barreiras acústicas naturais e artificiais Normas ABNT e Cetesb para avaliação do ruído ambiental em indústrias, rodovias, aeroportos e outras fontes de ruído em geral.

 

“Abordamos os requisitos mínimos de equipamentos para avaliação de ruído ambiental, bem como os procedimentos de medição e critérios de avaliação do ruído ambiental”, detalhou o engenheiro civil e professor doutor. Outros assuntos que foram enfatizados no treinamento consistiram em laudos periciais.

 

A NBR 10151 – que alicerçou toda a pesquisa do professor doutor Brito em Campos do Jordão – é a norma técnica que estabelece os procedimentos técnicos a serem adotados na execução de medições de ruídos de pressão sonora em ambientes internos e externos às edificações, bem como os procedimentos e limites para avaliação dos resultados em função da finalidade de uso e ocupação de solo. O estudo em Campos de Jordão, por exemplo, mostrou que, diante da poluição sonora, investidores que queiram injetar recursos na cidade turística, acabam procurando pontos que assegurem conforto acústico. Nestes pontos, mais afastados, são erguidos novos hotéis e restaurantes.

 

O trabalho do profissional habilitado pelo Crea para a mitigação da poluição sonora ou para a elaboração de relatórios acústicos é de extrema relevância para evitar a degradação da poluição sonora e o excesso de ruídos. “O excesso de ruído nas grandes cidades é uma situação recorrente, que gera instabilidade no trabalho e na qualidade de vida, de modo que o silêncio e o sossego das cidades menores acabam sendo um atrativo turístico”, contextualizou no estudo o doutor Brito.

 

AEA Marília celebra 55 anos em jantar de entrega do Prêmio Profissionais do Ano

Sucesso de público marca um dos maiores eventos da Engenharia e da Arquitetura do Interior de São Paulo

O jantar de gala para a entrega do Prêmio Profissionais do Ano promovido pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília), realizado em 15 de abril, marcou com êxito e alegria os 55 anos de fundação da entidade. O evento, que não era realizado desde 2019 em virtude das circunstâncias da pandemia e pós-covid, entregou os troféus de Profissional do Ano de 2023 para a arquiteta Patrícia Palloni, ao engenheiro agrônomo Rafael Peloso e para o engenheiro eletricista Aquira Takizawa. “Me sinto feliz, honrada e grata pela surpresa!”, afirmou a Arquiteta do Ano de 2023, Patrícia Palloni. “Um enorme reconhecimento profissional, um grande incentivo para continuar trabalhando, pois todos sabem como é difícil se manter no mercado. Esse prêmio é um encorajamento”, complementou a homenageada.

 

Arquiteta do Ano de 2023
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Marília (Unimar), turma de 1996, Patrícia Seigner Palloni é uma arquiteta e urbanista totalmente especializada em paisagismo e sócia-proprietária da empresa Agrodesign desde o ano de 1997. Entre abril de 2010 e julho de 2012 lecionou no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o Senac. Desde janeiro de 2010 desenvolve atividade como consultora comercial. Entre os cursos, capacitações e treinamentos que participou para se aperfeiçoar no segmento de paisagismo, se destaca o Movimento 90 Graus sobre jardins verticais, concluído em suas fases teórica e prática. Destacou gratidão ao ser reconhecida como a Arquiteta do Ano de 2023 pelos colegas da AEA Marília, entidade que participa como profissional associada.

 

Agrônomo do Ano
Nascido em 21 de novembro de 1983 em Vera Cruz, o engenheiro agrônomo Rafael Peloso é formado pela Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal de Garça (Faef de Garça) no ano de 2005. Possui pós-graduação em manejo de grandes culturas, concluída no ano de 2017 pela mesma instituição que concluiu a graduação. Casado com Renata Maria Froio Peloso, é sócio fundador da Max Crop Fertilizantes Ltda, empresa com atuação em diversos Estados do Brasil, a começar por São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Desde o ano de 2013 é associado da AEA Marília. Antes de fundar a Max Crop Fertilizantes, trabalhou na Mafer Marília, Novagro Agropecuária e Agropex Fertilizantes. Ficou imensamente feliz com a premiação vinda dos próprios colegas de profissão e agradeceu a oportunidade do prêmio. “Hoje é um dia especial, a premiação me mostra toda minha dedicação profissional. Aconselho a todos que estão na engenharia muito amor à profissão e dedicação para aquilo que foi designado”, comentou Peloso, o Agrônomo do Ano de 2023.

 

Engenheiro do Ano
“Quero agradecer, primeiramente a Deus, por ter nos permitido mais este dia de vida e poder chegar até aqui, nesta noite tão especial para todos nós. Agradeço aos meus colegas de profissão, engenheiros associados da AEA Marília, que numa votação livre e espontânea me escolheram para tamanha honraria. Confesso que nunca pensei que seria escolhido como Profissional do Ano, até porque tudo que sempre fiz e continuo fazendo jamais foi pensando em um dia receber prêmio, título ou qualquer coisa do tipo”, observou o engenheiro eletricista Aquira Takizawa, eleito o Engenheiro do Ano de 2023. Takizawa é associado da AEA desde a década de 1980 e já exerceu a presidência da entidade.

 

Aquira Takizawa, o Engenheiro do Ano de 2023, é formado em Engenharia Elétrica pela Fundação Educacional de Bauru, no ano de 1981. Atualmente, a Fundação Educacional de Bauru se transformou no campus da Unesp, a Universidade Estadual Paulista. Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Unilins, em 2008, exerceu atividades profissionais na Embratel, Eletrimar Materiais Elétricos, Departamento de Água e Esgoto de Marília e foi diretor-proprietário das companhias Eletro Técnica Takizawa, de 1986 a 1994, e da Elétrico União Construtora de Marília Limitada, de 1994 a 2015. Presidiu a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos no biênio 2020 a 2021. Também exerceu a função de inspetor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea São Paulo) de 1988 a 1993. Membro da comunidade japonesa, se dedicou à Associação Cultural e Esportiva do Nikkey Clube e quando da visita da Sua Alteza Real Princesa Mako, sobrinha do imperador do Japão, no ano de 2018, integrou a comissão de Marília montada para a recepção da monarca.

 

“O jantar consistiu numa verdadeira honra para todos nós, onde numa mesma noite, retomamos um evento que desde 2019 não era realizado por conta das restrições impostas pela covid-19 e pelo pós-pandemia, e celebramos os 55 anos de fundação da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília”, destacou o presidente da entidade, engenheiro agrônomo Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior.

 

Patrocinadores
A seguir, confira a lista de apoiadores e patrocinadores do jantar dos Profissionais do Ano de 2023: Acinco Empreendimentos, Andaimes Modular, Unimar, BBG Engenharia, Casa Sol Materiais para Construção, Cola Bem, Confiança Supermercados, Construcasa Bordignon, Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) de São Paulo, Creare Comunicação, Elétrica Leati, Evolve Evoluindo seu Ambiente, Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha (Univem), Hausz Pisos e Ambientes, Lajes Tangará, Max Crop Fertilizantes, MCC Concreto, Mosaico Mármores e Granitos, Mútua São Paulo, New Móveis Planejados, Outlet das Tintas, Pacaembu Construtora, Pormade Portas, Portobello Shop, Predilecta Móveis Planejados, Salioni Areia e Pedra, Sicoob Cocred, Tack Empreendimentos, Tangará Casa e Construção, Toca Imóveis, Unimed Marília e Veneza Mármores e Granitos.

O Jornal Painel Online é uma publicação mensal da AEA - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Marília e Região.
Para sugerir uma pauta envie um e-mail para editor@aeamarilia.com.br
Permitida a reprodução desde que citada a fonte!