Realizada em 25 de março a assembleia geral da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA) elegeu a nova diretoria e os membros do conselho fiscal. A gestão 2022/2023 da instituição, que reúne profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, terá à frente do engenheiro agrônomo Joaquim R. Mendonça Júnior, o Quim. A vice-presidente será exercida pelo engenheiro civil Vitor Violante. O novo presidente da AEA é formado em Agronomia pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista, a Esapp, participa da associação desde que se formou, no ano de 1984.
Antes de assumir a presidência, o engenheiro Joaquim Mendonça Júnior ocupou diversos cargos na AEA. Também chegou a ser eleito o Agrônomo do Ano, em votação realizada pelos profissionais da área, recebendo o título em jantar promovido pela Associação dos Engenheiros no começo dos anos 2000. Durante a posse da nova diretoria, o novo presidente apresentou o plano de trabalho e as metas de gestão. Na mesma oportunidade, houve a prestação de contas da gestão anterior, apresentação de relatórios, balanços e leitura do parecer fiscal.
Os novos diretores e os membros do conselho fiscal foram apresentados à assembleia. “Temos por meta consolidar a união da nossa associação, bem como agregar novos associados a partir de um trabalho junto aos profissionais que estão chegando agora no mercado. Teremos uma série de cursos, palestras e capacitações, bem como atividades sociais, já que estamos vivendo em outro momento com relação à covid-19”, disse o presidente Joaquim na oportunidade.
Janeiro
1/01
Alexandre da Silva Alvares – Engenheiro Civil
Lizandra da Silva Almendo – Engenheira Civil
5/01
Luís Fernando Leonardo – Arquiteto e Urbanista
Marco Cury Margutti – Engenheiro Civil
7/01
José Eduardo Guillaumon – Engenheiro Agrônomo
Nelma Aparecida Mottosinho – Engenheira Civil
8/01
Ady Gilberto Zambom – Engenheiro Agrônomo
Claudia Veloso Costa – Arquiteta e Urbanista
Sander Rodrigo Cezar Borba – Engenheiro Mecânico
10/01
Amanda Rizzo Pesqueira – Engenheira Civil
11/01
Eduarda Cayres Casagrande Pinto – Engenheira Civil
Marco Aurélio De Oliveira Hila – Engenheiro Agrônomo
Moyses Dalan Da Silva – Engenheiro Eletricista
12/01
Helber Xavier Girotto – Engenheiro Agrônomo
15/01
Paulo Wilson Pires de Camargo – Engenheiro Civil
21/01
José Carvalho de Sousa Violante – Engenheiro Civil
23/01
Haroldo de Mayo Bernardes – Engenheiro Civil
Larissa Yuri Ishi Amaral – Arquiteta e Urbanista
24/01
Rafael Cristal Dos Santos – Engenheiro Civil
25/01
Michele Oliveira Calegari Gerab – Arquiteta e Urbanista
Ricardo Silva Salomão – Arquiteto e Urbanista
27/01
Claudia Sene Rosa – Arquiteto e Urbanista
José Carlos Olea – Engenheiro Civil
Taylaine Yoko Arimoto – Engenheira Civil
29/01
Fabio Augusto Paulin Baraldi – Engenheira Civil
Mauricio Ferrari – Engenheiro Civil
31/01
Fernando Augusto Lapa – Engenheiro Civil
O ano de 2022 marcou o início da nossa gestão à frente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília, a nossa estimada AEA Marília. Compromisso assumido com muita responsabilidade, aliás, compromisso compartilhado com toda a nossa diretoria. Diretoria formada por profissionais experientes e também por jovens promissores associados que, certamente, irão prosseguir com os sólidos princípios de nossa entidade pelas próximas décadas. No ano que marcou a retomada da vida ao normal – sem mais a necessidade de isolamento, mas com medidas sanitárias que permitiram o nosso reencontro social – a AEA Marília realizou e vai continuar realizando. Realizamos, por exemplo, a nossa tradicional Festa do Porco, Carneiro e Costela no rolete, reunindo centenas de convidados em nosso salão. Promovemos naquele momento o reencontro não só dos associados a uma das festas mais esperadas da nossa categoria, mas de toda a comunidade que sempre prestigiou no almoço especial. Tivemos um domingo muito feliz naquela oportunidade.
A AEA Marília organizou palestras, cursos, conferências e capacitações voltadas ao aperfeiçoamento constante dos profissionais associados e da comunidade. Cooperou com grandes temas da sociedade, participando de audiências públicas e auxiliando no processo de construção da cidadania.
Sediou o torneio de futebol da Unacop, a entidade regional que congrega as associações do Oeste Paulista. Pena que ficamos com o segundo lugar, mas nossa equipe lutou até o fim tentando reverter o placar. Mesmo assim, celebramos e comemoramos o torneio e que novos campeonatos venham em 2023. Celebramos aniversários mensais e as datas das categorias que compõem a nossa entidade. Novos desafios já surgem para 2023 e seguiremos unidos focando justamente nas soluções e nos êxitos. Antes de encerrar, quero informa que o ano de 2022 marcou a remodelação do nosso site e da forma como que desenvolvemos a comunicação com os nossos associados. Assumimos um novo formato, com mais dinamismo e mais fluidez. Mais novidades no campo da comunicação virão, aguardem. Um ótimo 2023 a todos e contem sempre com a diretoria da AEA Marília.
Boa leitura!
Joaquim R. Mendonça Júnior
Engenheiro Agrônomo
Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília
São mais de quatro décadas de atuação no Ministério Público em Marília e, além da formação em Direito, possui a de engenheiro civil. Todo este vasto conhecimento técnico-jurídico alicerçou a palestra que o 2º promotor da Cidade de Marília, José Alfredo de Araújo Sant’Anna ministrou na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília) no dia 26 de abril de 2022. A conferência, gratuita, foi voltada para profissionais das áreas do Direito, Engenharia, Agronomia, Arquitetura, consultores jurídicos e os consultores da construção civil.
“A palestra ‘Atuação do assistente técnico em processos judiciais’ visa o entrosamento de advogados, engenheiros e arquitetos em todos os casos que a Engenharia e a Arquitetura precisam ser consultadas”, contextualizou na ocasião o promotor de Justiça e engenheiro civil associado da AEA Marília. Sant’Anna, que detém 42 anos de dedicação ao Ministério Público do Estado de São Paulo, com ampla atuação na comarca de Marília, ponderou que advogados, engenheiros e arquitetos precisam se harmonizar justamente para que o trabalho possa fluir de modo cooperado e, consequentemente, receber seus respectivos honorários.
Representantes das associações de profissionais da Engenharia, Agronomia e Arquitetura de Marília, Assis, Bauru, Promissão, Jaú, Ourinhos, Garça, Piraju e Paraguaçu Paulista participaram no dia 6 de maio de 2022 do treinamento regional promovido pelo Crea São Paulo.
A capacitação, voltada para transmitir instruções e tirar dúvidas sobre a elaboração de plano de trabalho para o termo de colaboração e valorização profissional, aconteceu das 9h às 17 horas na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília). O presidente da AEA Marília, engenheiro agrônomo Joaquim R. Mendonça Júnior, diretor de cursos e palestras engenheiro civil e de segurança do trabalho Filipe Ceolin de Abreu, a conselheira fiscal engenheira civil Lorena Sabaini e o chefe de unidade do Crea em Marília, Regis Eugênio de Oliveira prestigiaram a atividade.
Voltado aos profissionais e colaboradores que prestam serviços ou trabalham nas entidades de classe parcerias do Crea São Paulo, a exemplo das associações de profissionais e sindicatos das categorias abrangidas pelo conselho federal, o treinamento começou às 9 horas e terminou às 17 horas. Ao longo de todo o período, pontos relevantes para a elaboração do plano de metas e trabalho foram apresentados e complementados. A capacitação esteve dividida por blocos de conteúdo, incluindo metas, plano de trabalho, plano de aplicação e esclarecimentos de dúvidas.
A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília), com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Crea São Paulo (Crea SP), ministraram em dois dias no mês de junho de 2022 curso completo sobre o avançado software Revit. O treinamento foi gratuito.
Revit é um software amplamente utilizado para a modelagem e documentação de projetos de construção civil. É um programa da plataforma BIM (Building Information Modeling/Modelagem da Informação da Construção). Atualmente consiste em pré-requisito para qualquer profissional que deseja atuar nas áreas de arquitetura, engenharia e design de interiores. O software é fruto da criação e desenvolvimento da Charles River, empresa fundada em 1997 e renomada Revit Corporation em 2000, ano em que houve o lançamento da primeira versão estável.
A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília) promoveu no domingo 28 de agosto de 2022, a 27ª edição da tradicional Festa do Porco, Carneiro e Costela no Rolete. Preparado pela equipe de Nedinho, vinda de Toledo, no Estado do Paraná, o almoço reuniu diretores, associados, profissionais da Engenharia e Arquitetura, autoridades e visitantes, totalizando 450 convidados. “Estamos felizes em poder recebê-los novamente e muito grato por todo apoio que tivemos de toda Marília, através das empresas, profissionais, diretoria, associados e colaboradores para que tudo fosse realizado de forma perfeita”, observou na oportunidade o presidente da AEA, Joaquim R. Mendonça Júnior.
Comprovadamente o maior percentual de patologia da construção corresponde a problemas relacionados com as instalações hidráulicas e sanitárias, e muitas das soluções não são acessadas pelos profissionais do ramo civil. Estudos apontam que 70% das patologias da construção são decorrentes de problemas com os sistemas prediais hidráulicos e sanitários.
Com o intuito de chamar a atenção para a importância do projeto e execução das instalações prediais mostrando a importância da vistoria técnica, também conhecida como “inspeção predial” a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Marília (AEA), com apoio do Crea São Paulo, realizou este curso inovador para contribuir com os profissionais do setor.
O curso foi desenvolvido com a finalidade de apresentar a engenheiros, arquitetos, alunos dos cursos de Engenharia e Arquitetura, construtores e todos os profissionais envolvidos na construção civil uma visão conceitual mais didática, prática e simplificada das principais manifestações patológicas que ocorrem nos subsistemas das instalações prediais.
Em 24 de outubro de 2022, os diretores da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília) participaram de audiência técnica com os conselheiros de dois importantes conselhos municipais: Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília, o Codem, e o Conselho Municipal de Habitação.
Na oportunidade, os conselheiros apresentaram para a diretoria da entidade os parâmetros e as análises para a atualização do Plano Diretor Municipal. O documento determina as diretrizes da ocupação de solo e propõe ordenamento tanto para o crescimento urbano, quanto para o crescimento habitacional. Pontos para a preservação da natureza e os recursos naturais, a exemplo dos itambés que existem nos limites da cidade.
A AEA esteve representada pelo presidente Joaquim Mendonça Júnior e demais diretores, enquanto os conselhos estiveram presentes nas pessoas de suas respectivas diretorias. Originalmente, o Plano Diretor de Marília vigente está passível de atualização, uma vez que sua primeira versão possui mais de 10 anos de existência. Desde o primeiro semestre, conselheiros percorrem entidades, instituições e núcleos do Poder Municipal discutindo as propostas de atualização do documento.
“A AEA Marília e sua diretoria está à disposição da sociedade mariliense para cooperar com os avanços necessários. Sempre que formos convidados estaremos prontos para enriquecer o debate público e colaborar com pautas públicas edificantes”, afirmou o presidente Joaquim Mendonça Júnior.