Edição de Agosto de 2023

AEA Marília promove encontro sobre os benefícios da Mútua e da Tecnoprev aos profissionais do Sistema Confea/Crea SP

Palestras foram ministradas pela diretora financeira da Mútua São Paulo, Cláudia Aparecida Sornas Campos, e pela gerente regional da Tecnoprev Aline Benetti

A diretora financeira da Mútua São Paulo, e ex-presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília, engenheira civil Cláudia Aparecida Ferreira Sornas Campos, e a gerente regional da Tecnoprev Aline Benetti, ministraram palestras na sede da AEA Marília para associados e profissionais de Marília e região. A conferência abordou tanto os benefícios da Mútua São Paulo, quanto da Tecnoprev para os profissionais que compõem o sistema Confea/Crea São Paulo.

“Importante ressaltarmos que, na Mútua São Paulo, a anuidade é um investimento que volta para o profissional em forma de benefício”, destacou a diretora financeira da caixa de assistência do profissional do Crea. A Mútua garante benefícios reembolsáveis, como a ajuda mútua – suporte financeiro temporário quando o profissional está impossibilitado de trabalhar. Inclusive, durante a palestra, um profissional presente fez questão de dar seu testemunho, relembrando que no período em que esteve afastado do ambiente profissional por questões de saúde, necessitou do auxílio da Mútua através do benefício de ajuda mútua.

Existem também os benefícios sociais, como auxílio funeral e pecúlio, plano de saúde, clube de vantagens e previdência complementar. A previdência complementar do sistema Mútua é oferecida pela Tecnoprev, totalmente explicada na palestra pela gerente regional Aline Benetti. A executiva é responsável pelas regionais que incluem Marília, Bauru, Araçatuba e Presidente Prudente. Ainda durante a palestra, organizada pela diretoria da AEA Marília em 1º de agosto de 2023, o chefe da inspetoria do Crea São Paulo em Marília, engenheiro Regis Eugênio dos Santos, trouxe informações referentes ao trabalho do conselho regional.

Expediente

Painel  Online é o boletim informativo da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília

Edição de Agosto de 2023

Diretoria 2022-2023
Presidente – Engenheiro Agrônomo Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior

Vice-presidente – Engenheiro Civil Vitor Manuel Carvalho Sousa Violante

Diretor Administrativo – Engenheiro Agrônomo Nelson Martins Barreto Júnior

Adjunto Administrativo – Engenheiro Civil José Alfredo de Araújo Sant’Ana

Diretor Financeiro – Engenheiro Eletricista Edson Navarro

Adjunto Financeiro – Engenheiro Civil Felipe Justo Fortunato

Diretora Social – Arquiteta Clédina Emiko Yamashita

Adjunto Social – Engenheiro Agrônomo Caetano Motta Filho

Diretor de Esportes e Lazer – Engenheiro Civil Nivaldo João da Cruz

Adjunto de Esportes e Lazer – Engenheiro Civil José Luís Dátilo

Diretor de Cursos e Palestras – Engenheiro Civil Filipe Ceolin de Abreu

Adjunto de Cursos e Palestras – Engenheiro Civil Haroldo de Mayo Bernardes

Diretora de Patrimônio – Arquiteta Célia Regina Matarucco

Adjunto de Patrimônio – Engenheiro Civil José Ernesto Tonon

Diretor de Comunicação – Engenheiro Eletricista Fábio Antônio Fregonesi

Adjunto de Comunicação – Engenheiro Mecânico Gustavo Henrique Moretti Ferreira

Jornalista Responsável – Ramon Barbosa Franco Mtb 32.103

Aniversários AEA Marília

02/08
Lucio de Oliveira Lima Junior
Geólogo

03/08
Arlindo Pinheiro da Silveira
Engenheiro Agrônomo

 04/08
Fausto Shiniti Fujikawa
Engenheiro de Computação

05/08
Luíz Antônio Valente Junior
Engenheiro Civil

07/08
Nelson Martins Barreto Junior
Engenheiro Agrônomo

Vincenzo de Palma
Agrônomo

12/08
Felipe Naidelice Baretta
Engenheiro de Produção

15/08
Edson Alcione Prohmann
Engenheiro eletricista

18/08
Augusto Ferraz de Campos
Engenheiro eletricista

21/08
Amorin de Oliveira
Engenheiro Civil 

22/08
Bruno Batista de Paula
Arquiteto Urbanista

Antonio Silva 
Engenheiro Civil 

24/08
Amarilis de Lara Silva
Arquiteto Urbanista

Écio Vidotti Filho
Engenheiro de Alimentos


Rafaela Brandão Simôes Oléa
Arquiteto Urbanista

26/08
Flávia Fernandes Ohoseki
Arquiteto Urbanista

Ivan Giroto
ENgenheiro Civil

27/08
Denise Bordinhão Magarotto
Arquiteto Urbanista

28/08
Caio Turra de Souza
Arquiteto Urbanista

Marli Jacomini Menegucci
Engenheiro Civil

29/08
Celia Regina Matarucco
Arquiteto Urbanista

30/08
Gilson Katashi Yoshida
Engenheiro Civil

31/08
Bruno Prezia Rezende
Engenheiro Civil

Tadeu Corsi 
Engenheiro Agrônomo

Palavra do Presidente

A capacidade integradora da AEA

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília, a AEA Marília, reúne uma imensa capacidade integradora, permitindo o avanço das categorias fazem dela uma das mais sólidas entidades da área tecnológica do Interior do Estado de São Paulo. O protagonismo de suas atividades, sempre cooperando para o aperfeiçoamento profissional e o crescimento coletivo, se comprova a cada dia que passa. Tivemos nos últimos meses uma demonstração de quanto somos essenciais para a construção dos saberes que norteiam tanto o exercício das profissões tecnológicas, quanto os caminhos de toda a comunidade. 

Nossa entidade promoveu importantes eventos, a exemplo do primeiro networking do ano, aproximando as inovações disponíveis no mercado com os nossos profissionais associados. Importante lembrar que a Mútua, a caixa dos profissionais do Sistema Confea Crea, esteve presente em nossas atividades. Também promovemos um momento especial, onde os serviços disponíveis pela Mútua São Paulo nos foram apresentados. A Mútua abrange os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências, proporcionando uma carreira mais segura, mais qualidade de vida e auxílio essencial. 

Outro ponto marcante das nossas últimas realizações consistiu na proximidade da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília com os estudantes universitários. Através do programa de estágio oferecido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) do Estado de São Paulo, nossa sede vem servindo de base para que os futuros engenheiros e agrônomos passam ampliar seus conhecimentos.

E, antes de encerrar a mensagem deste mês, quero convidar a todos para participar da nossa 28ª edição da tradicional festa do Porco, Carneiro e Costela no Rolete. Os convites já estão à venda, ao custo individual de R$ 75,00. Serviremos o almoço especial no próximo dia 20 de agosto, a partir das 12 horas e esperamos reunir mais de 450 convidados. Até lá!

Engenheiro agrônomo Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior
Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília

AEA Marília organiza networking e encontro aborda tecnologia PEAD através de especialistas da empresa ADS Tigre

ADS Tigre está disponível no mercado. Engenheiros palestrantes abordaram também as câmaras stormtech

por Agência Patmus Editorial

Encontro de integração promovido em 19 de julho de 2023 pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília) estabeleceu a integração entre associados e profissionais da região com novas tecnologias e avanços do setor da indústria. O networking teve como convidados dois engenheiros que trabalham com a ADS Tigre, uma das maiores companhias do Brasil. “Estamos focando na fomentação da indústria com os profissionais, pois, além de lançar novos materiais e trazer inovação para o mercado nacional, a Tigre visa informar e capacitar os profissionais para que possam aproveitar o material e utilizá-los da melhor forma possível”, explicou a engenheira de aplicação Letícia Longo, que ao lado do engenheiro de produto, Tarcísio Miranda, ministrou a conferência técnica na noite do dia 19.

Conforme observou o presidente da AEA Marília, engenheiro agrônomo Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior, o encontro consistiu no primeiro networking dentro da proposta de trabalho de integração que a diretoria está implantando na entidade. “Trata-se de uma nova proposta, principalmente de trazer informações específicas e técnicas para os nossos associados e profissionais da cidade, visando tanto a oferta de novos conhecimentos, quanto a formação de redes de contatos”, disse.

Além da tubulação em tecnologia PEAD (polietileno de alta densidade), os engenheiros palestrantes abordaram as câmaras stormtech, que são utilizadas em sistema de drenagem pluvial. “O material está disponível no mercado, inclusive, temos modelos comercializados há mais de 10 anos, como é o caso do tubo ADS Tigre, enquanto as câmaras stormtech é algo que estamos dando um enfoque maior nos tempos recentes, ambos estão disponíveis a pronta entrega nas fábricas ADS Tigre”, observou Letícia Longo.

Encontro estratégico

O engenheiro de produto Tarcísio Miranda elogiou a iniciativa da AEA Marília de aproximar os profissionais a partir do primeiro networking. “Vejo como principal importância o fornecimento de conhecimento, trazer a oportunidade de conhecer as nossas soluções, aprender mais sobre como funciona todo procedimento interno da ADS Tigre , fazer com que o profissional entenda como é o processo de fabricação, todo processo da execução do projeto e o dimensionamento do produto”, disse. Os produtos apresentados no encontro, segundo observou o engenheiro Tarcísio Miranda, se aplicam tanto no setor industrial quanto no setor residencial, “mais especificamente em tudo que envolve drenagem e infraestrutura urbana, como saneamento e escoamento”.

[Agência Patmus Editorial, jornalista-responsável Ramon Barbosa Franco]

28ª edição do almoço do porco no rolete da Associação dos Engenheiros acontece no próximo dia 20 de agosto em Marília

Convites estão à venda com diretores da AEA Marília e na secretaria da entidade, que fica na rua Mecenas Pinto Bueno, nº 1207

por Agência Patmus Editorial

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília) promove no próximo dia 20 de agosto, a partir do meio-dia, a tradicional festa do porco, carneiro e costela no rolete, uma tradição que chega a sua 28ª edição. Apenas durante os anos de pandemia de covid-19 a entidade não organizou a confraternização, aberta aos convidados que adquirirem os convites. As vendas dos ingressos, a R$ 75 o convite individual, já estão acontecendo. Conforme informou a arquiteta e urbanista Clédina Emiko Yamashita, diretora social da entidade, interessados podem adquirir os convites com integrantes da diretoria da AEA Marília. “Também estão sendo comercializados os ingressos na secretaria da entidade, que fica na rua Mecenas Pinto Bueno, nº 1207”.

Segundo o presidente da AEA Marília, engenheiro agrônomo Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior, o almoço do porco, carneiro e costela no rolete é um dos mais esperados eventos do calendário das entidades da classe tecnológica do Estado de São Paulo. “Geralmente recebemos um público superior a 400 pessoas, inclusive em colegas de outras partes do Estado e representantes do Crea São Paulo”, comentou o presidente da AEA Marília. 

A 28ª edição deverá repetir o sucesso de anos anteriores e, conforme explicou o presidente Joaquim Mendonça Júnior, o almoço consiste num dos pontos de integração dos associados e comunidade. “No primeiro semestre deste ano realizamos o jantar dos profissionais do ano e agora, neste segundo semestre, o porco no rolete”, informou. Os convites individuais a R$ 75 estão sendo vendidos desde o começo do mês. Bebidas serão consumidas à parte e de acordo com as informações da diretora social Clédina Yamashita, haverá playground com brinquedos para as crianças. “O almoço será servido pelo Buffett Roberto e os assados ficarão por conta da equipe Nedinho, de Toledo, Paraná”, disse.

Serviço 20º Festa do Carneiro, Porco e Costela no Rolete 20 de agosto de 2023 12h00 AEA Marília Rua Mecenas Pinto Bueno, n.º 1207 (14) 9811-9548 [Agência Patmus Editorial, jornalista-responsável Ramon Barbosa Franco]

Crea São Paulo faz força-tarefa em Marília e região para fiscalizar obras em condomínios

Partida dos fiscais para os trabalhos aconteceu na sede da AEA Marília

por Agência Patmus Editorial

O Crea São Paulo realizou de 17 a 21 de julho a força-tarefa em Marília e região. Conforme informou o inspetor o engenheiro eletricista Regis Eugênio dos Santos, chefe da unidade do Crea de Marília (UGI Marília), participaram da fiscalização 8 agentes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo. Ocorreram duas frentes fiscalizadoras: uma em obras e reformas realizadas em condomínios e residenciais fechados de Marília e outra vertente na busca ativa por empresas de engenharia e agronomia sem registro.

A partida dos fiscais do Crea São Paulo para as duas frentes fiscalizadoras aconteceu na sede da AEA (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos) de Marília, inclusive com as presenças de diretores da associação. Segundo observou o presidente da AEA Marília, engenheiro agrônomo Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior, a AEA é uma parceira estratégica do Crea São Paulo, conferindo todo suporte e auxílio que o conselho necessitar. “A força-tarefa representou mais um trabalho em defesa da sociedade civil e na valorização dos profissionais da Engenharia e Agronomia de Marília região”, garantiu o presidente.

[Agência Patmus Editorial - jornalista responsável Ramon Barbosa Franco]

Crea São Paulo faz força-tarefa em Marília e região para fiscalizar obras em condomínios

Três mil pessoas se reuniram em Santos para tratar do futuro dos municípios

“Que cidade nós queremos? Ter uma cidade inteligente, inclusiva e diversa é bom para todo mundo porque a cidade inteligente é aquela onde cabem todos e a primeira coisa a ser feita para que isso aconteça é ouvir as pessoas”. A fala do ativista social Preto Zezé, presidente da Central Única das Favelas (Cufa), diz muito sobre a motivação que levou mais de 3 mil pessoas a se reunirem no sábado dia 5 de agosto, no Blued Med Convention Center, em Santos, durante o segundo dia do 2º Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes. A iniciativa do Crea-SP procurava responder justamente essa dúvida, apoiando-se no conhecimento de quem mais pode contribuir para transformar a realidade dos municípios: os profissionais da área tecnológica.

“A proposta era discutir os problemas e como propor soluções para os mesmos. O conceito de cidades inteligentes é bastante amplo e todas as etapas que percorremos antes, com os Colégios Regionais de Inspetores – que passaram por Sorocaba, Atibaia, São José do Rio Preto e Jaguariúna – resultaram em uma conexão de projetos e melhorias para as pessoas”, disse o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese.

Em uma arena de experiências, o Conselho promoveu uma viagem entre os eixos temáticos selecionados para os participantes. Eram 10 salas simultâneas discutindo estratégias de acessibilidade, saneamento básico e gestão de resíduos sólidos, desenvolvimento urbano e habitação, capacitação profissional, agricultura e políticas públicas, participação das mulheres nas profissões da área tecnológica, além de espaços para o Crea-SP Jovem e Crea-SP Capacita, bem como dois ambientes do CreaLab que simulavam o novo coworking e que foram palco para as finalizações do desafio hackathon.

Luana Higobassi Nagata é aluna do 8º semestre de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela participou da primeira edição do estágio visita do programa Por dentro do Crea-SP, em março, e foi até a Baixada Santista no fim de semana para mais uma experiência enquanto ainda está na graduação. “Temos muito o que falar de cidades inteligentes. Gostei da divisão de temas, achei que não teria um para mulheres na área tecnológica e isso é muito bom de ver dentro de um Conselho que tem mais homens”, contou.

“Precisamos de muito mais mulheres na área, em todas, na verdade, e estamos aqui com toda força para isso”, completou a Eng. Nielle Agostini Bertan, inspetora do Crea-SP em Penápolis.

Já o Geol. Alcídio Pinheiro, inspetor em Itapeva, destacou a necessidade da Geologia como parte do planejamento dos municípios. “Grande parte da população vive hoje nos centros urbanos e a cidade inteligente também precisa de Geologia. As cidades precisam ter mapa geológico, mostrando o que tem em seus solos e tornando-se, assim, mais atraente para quem quer investir”, afirmou Pinheiro.

A integração dos profissionais com a sociedade, a intensificação da fiscalização e a presença mais ativa do Conselho junto ao poder público foram os principais pontos comentados pelos participantes como geradores de valorização. “De três anos para cá, muita coisa mudou. Os novos profissionais vinham sendo muito mal remunerados e a fiscalização do salário-mínimo profissional, que é o que eu acho mais importante, tem corrigido isso. Mas ainda acho que, durante o último semestre da faculdade, deveríamos receber uma formação sobre a legislação do Sistema Confea/Crea”, defendeu o Eng. Rodrigo Gelanzaukas, inspetor em Taboão da Serra. Para ele, dessa forma, o graduado sairia mais preparado, além da técnica, para atuar no mercado e em conformidade com a ética.

Ampliando referências e em contato com a gestão pública

O eixo temático de saneamento básico e gestão de resíduos sólidos recebeu, de sala cheia, o único membro brasileiro do Conselho Consultivo de Gestão de Resíduos da Organização das Nações Unidas (ONU). O advogado Carlos Silva Filho é presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e da International Solid Waste Association (ISWA) e trouxe números que alertam: segundo a ONU, a geração de resíduos global está prevista para crescer cerca de 70% até 2050 – dos atuais 2 bilhões de toneladas para 3,5 bi. “A curva é de uma geração crescente de resíduos sólidos no Brasil também. No ano passado, foram 82 milhões de toneladas. Nesse ritmo, chegaremos a 100 milhões de toneladas em 2033”, detalhou Silva Filho.

O especialista explicou que o tema é prioridade para a sobrevivência humana e que cada um tem um papel para reverter o que está acontecendo, que são as consequências da ação antrópica na saúde do planeta. “As atividades do homem causam impactos na estrutura geológica da Terra. Nossa ação tem deixado uma pegada que afeta a estrutura do planeta”, alarmou.

O segundo e último dia do Simpósio contou ainda com presença de outras autoridades, marcando mais um passo no diálogo do Conselho com o poder público para a promoção de projetos transformadores dos municípios paulistas. “Esse relatório produzido e entregue pelo Crea-SP é a soma de uma série de outras iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade da Engenharia do estado de São Paulo. São parcerias importantes e relevantes que nos dão a oportunidade de fazer o melhor para a nossa infraestrutura e para o País”, pontuou o secretário de Governo do Estado, Eng. Gilberto Kassab.

Além do ex-ministro, estiveram no evento: o deputado estadual, jornalista e advogado Paulo Correa Jr.; o coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), Eng. Agr. José Luiz Fontes; e os presidentes do Crea-GO, Eng. Lamartine Moreira, e do Crea-SC, Eng. Kita Xavier.

[Fonte: site oficial do Crea São Paulo]

O Jornal Painel Online é uma publicação mensal da AEA - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Marília e Região.
Para sugerir uma pauta envie um e-mail para editor@aeamarilia.com.br
Permitida a reprodução desde que citada a fonte!