A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília) organizou com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – Crea SP – em 28 de março a palestra ‘Me formei engenheiro civil ou arquiteto, o que faço agora?’, com a engenheira civil e perita Elaine Câmera. A capacitação aconteceu no anfiteatro da Universidade de Marília, a Unimar, e teve participação da diretora da Mútua, engenheira civil Cláudia Aparecida Ferreira Sornas Campos.
“A aproximação da sociedade, dos acadêmicos e dos profissionais recém-formados com a nossa entidade, a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília proporciona grandes avanços, permitindo o crescimento coletivo e cooperado”, analisou o presidente da AEA Marília e engenheiro agrônomo Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior. Durante a palestra, a diretora financeira da Mútua, Cláudia Aparecida Ferreira Sornas Campos detalhou os benefícios da caixa assistencial aos profissionais da Engenharia. “Existem benefícios reembolsáveis, benefícios sociais, clube mútua de vantagens, plano de saúde e previdência complementar”, destacou. O site da Mútua pode ser acessado através do link www.mutua.com.br. A central de relacionamento nacional está disponível no fone 0800-161-0003.
Para o coordenador dos cursos de Engenharia da Universidade de Marília, professor Tercílio Coutinho, a palestra da engenheira Elaine Câmera trouxe um panorama para os acadêmicos que estão na fase final da graduação e sinalizou alternativas de trabalho, bem como estratégias de posicionamentos aos recém-formados. A Unimar oferece as graduações de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Agronomia e Engenharia de Produção Mecânica, além do curso superior de Arquitetura e Urbanismo. “Oportunidade de aprendizagem única para a comunidade acadêmica e uma possibilidade de construção de redes de relacionamento, a chamada networking”, analisou o professor da Unimar.
O diretor de cursos e palestras da AEA Marília, engenheiro civil Filipe Ceolin de Abreu, e a membro do Conselho Fiscal da AEA Marília engenheira civil Lorena Sabaini, profissionais formados pelo campus da Unimar, estiveram presentes ao evento. O diretor Filipe, por exemplo, chegou a ser entrevistado pela equipe de comunicação da Unimar.
O registro no Crea São Paulo é obrigatório para a fabricação e prestação de serviços técnicos especificados na Resolução n° 417/98 do Confea e de acordo com a Lei Federal nº 5.194/66. Portanto, todo profissional formado em qualquer uma das habilitações da Engenharia ou em Agronomia deve se registrar junto ao conselho de classe. Para saber como se registrar, o recém-formado pode acessar ao site institucional do Crea São Paulo, www.crea.org.br.
Além da palestra da engenheira civil Elaine Câmera, o público presente pôde acompanhar vídeos institucionais que apresentaram a estrutura e os objetivos do Crea São Paulo, suas câmaras técnicas e a essencialidade do registro profissional para o exercício regulamentado das profissões tecnológicas.
Abril
03/04
Morrison Clayton Biaggi Costa
Engenheiro eletricista
05/04
Luís Eduardo Díaz
Arquiteto e Urbanista
06/04
Antônio Carlos Padovani
Engenheiro civil
Valmir Faria Barriento
Engenheiro eletricista
08/04
Danilo Elias Jorge do Nascimento
Engenheiro civil
Fernando Nicolau Mendonça
Cartógrafo
Josué Inácio Trindade
Engenheiro Químico
12/04
Marcelo Luciano Maran
Arquiteto e Urbanista
13/04
Carla Ariadne MIcheletti Tasso Cibantos
Arquiteta e Urbanista
Marcos Vinicius Moreira Alves
Engenheiro agrônomo
15/04
José Henrique Ferreira da Costa
Engenheiro agrônomo
Marcelo Ferreira Gabas
Engenheiro eletricista
16/04
Carlos Maurício Dal Ponte
Engenheiro civil
17/04
Carlos Eduardo Troccoli Pastana
Engenheiro civil
Emílio Haruko Nagai
Engenheiro civil
Wilson Bombardelli
Engenheiro civil
18/04
Hugo Alves Moura
Engenheiro civil
19/04
Carla Edico Cury Margutti
Engenheiro civil
20/04
Jéssica Cristina Santos
Engenheira de produção
Maria Ângela dos Santos
Engenheira agrônoma
23/04
Antônio Emílio Cardoso de Moraes
Engenheiro civil
24/04
Conradio di Raimo
Engenheiro mecânico
Luiz Carlos Galli Neto
Engenheiro civil
25/04
Marcos Antônio Toreto
Engenheiro agrônomo
26/04
José Augusto Ávila
Engenheiro civil
27/04
Paulo Virgílio Abranches de Andrade
Engenheiro Civil
Silvio Carlos Daun
Engenheiro agrônomo
28/04
Angelo Gabriel Cancian
Engenheiro agrônomo
29/04
Ana Paula Baia Pereira
Arquiteta e urbanista
30/04
Caetano Motta Filho
Engenheiro agrônomo
Élcio José Simonato
Engenheiro eletricista
Myrella Adriana Castilho
Arquiteta e urbanista
Rosemary Miguel
Engenheira civil
O ano de 2023 marca os 55 anos de fundação da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA), o que representa um importante marco na história da Engenharia, Arquitetura e Agronomia na região. Ao longo de sua trajetória, a AEA tem se destacado pela união de seus associados, pelo aperfeiçoamento técnico da classe tecnológica e pelo reconhecimento da sociedade. Tudo isso, sem deixar de lado a fraternidade, as atividades de integração social e as ações solidárias em prol de entidades assistenciais e filantrópicas.
A união dos engenheiros, arquitetos e agrônomos é uma das marcas mais fortes da AEA. Desde sua fundação, a associação tem promovido a integração entre seus membros, por meio de eventos, cursos e palestras, que visam a troca de experiência, a construção de conhecimentos e o avanço da sociedade. Essa união tem permitido que os profissionais da área atuem de forma mais efetiva e colaborativa, contribuindo para o desenvolvimento de Marília e toda região.
O aperfeiçoamento técnico é outro aspecto valorizado pela AEA de Marília. Nossa associação tem buscado oferecer aos seus associados oportunidades reais de atualização e aprimoramento profissional, através de cursos, treinamentos e palestras ministrados por profissionais renomados e especialistas em diversas áreas da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Toda essa preocupação com a formação continuada permite que associados estejam sempre atualizados e preparados para os desafios diários do mercado.
O reconhecimento da sociedade é um ponto forte da AEA. A associação tem trabalhado incansavelmente para valorizar a atuação dos engenheiros, arquitetos e agrônomos na região, destacando a importância desses profissionais para o desenvolvimento da sociedade. A AEA se mostra uma entidade atuante e participativa em ações voltadas para o bem-estar da comunidade, o que tem auxiliado o fortalecimento da imagem desses profissionais perante a sociedade. Ao completar 55 anos, a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília reafirma seu compromisso com a união, o aperfeiçoamento e o reconhecimento dos profissionais da área, consolidando-se como uma importante referência para a região.
Engenheiro agrônomo Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior
Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília
A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília, a AEA Marília, promoveu na noite de 29 de março de 2023 assembleia geral ordinária na sede social, à rua Mecenas Pinto Bueno, n.º 1207. A plenária teve como pauta a prestação de contas dos órgãos de administração, apresentação de relatórios e do plano de atividades para 2023, além da eleição dos componentes do conselho fiscal de 2023. A diretoria também apresentou as transformações e serviços realizados para contemplar a união das categorias representadas pela entidade.
Em outro momento, houve a apresentação dos três profissionais eleitos para o prêmio Profissional do Ano de 2023. O jantar de entrega da premiação será em 15 de abril, sábado, na sede social da entidade e os convites já estão à venda com os associados. Os profissionais eleitos em 2023 foram: arquiteta e urbanista Patricia Palloni, engenheiro agrônomo Rafael Peloso e engenheiro eletricista Aquira Takizawa. O evento do dia 15 será o primeiro após o período de pandemia e pós-pandemia de covid 19. A última edição da homenagem aos profissionais do ano foi em 2019.
Estratégias
A AEA Marília apresentou novos planos para oferecer serviços e atendimento aos associados, além de detalhar estratégias que se adaptam à nova geração de profissionais que vem sendo inserida no mercado. Uma das novidades foi a reformulação do site, contando com atualizações mais frequentes e serviços online disponíveis aos sócios. O novo portal pode ser acessado pelo http://www.aeamarilia.com.br. A entidade divulgou a nova logo, desenvolvida pela agência de marketing digital Creare, de Marília.