Com a missão de atuar como entidade assistencial do Sistema Confea e Crea, e prestando serviços, ações e benefícios diferenciados que propiciem melhor qualidade de vida aos profissionais da engenharia, agronomia e geociências, a Mútua SP, a Caixa de Assistência da Engenharia, atua com a visão de ser referência na prestação de benefícios e serviços aos profissionais com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo.
Ronaldo Florentino dos Santos, diretor administrativo da Mútua São Paulo, que recentemente esteve na AEA Marília (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília), explica as vantagens e benefícios oferecidos pela Mútua oferecidos justamente para proporcionar segurança financeira e maior qualidade de vida. Segundo ele, Caixa de Assistência ainda oferece benefícios reembolsáveis como: suporte financeiro temporário quando o profissional está impossibilitado de trabalhar; recursos para alavancar a carreira com equipamentos, veículos, reforma ou ampliação de imóvel onde trabalha, entre outros.
“A Mútua SP é chamada de ‘Casa de Acolhimento dos Profissionais da Engenharia’ justamente porque uma rede de benefícios, auxílios, clube de vantagens e possibilidades de fortalecimento através de planos de previdência e de saúde mais acessíveis aos profissionais da área tecnológica são sólidos e acessíveis. Dentro dos benefícios sociais oferecemos auxílio funeral, pecúlio para amparar a família em caso aconteça de acidente com o beneficiado e ainda o pecuniário, ou seja, um suporte caso o profissional esteja passando por dificuldades”, disse Florentino.
Clube Mútua de Vantagens
A Mútua disponibiliza, por meio de convênios nacionais e regionais, descontos em diversos produtos e serviços para todos os associados como restaurantes, viagens e turismo, seguros, escolas, farmácias, aluguel de veículos, rede de escolas, faculdades e cursos, entre outros. “Também oferecemos planos de saúde aos associados e familiares de operadoras como: Seguros Unimed; Extramed; Benevix e Qualicorp, ampla cobertura, preços exclusivos com e sem coparticipação e reembolsos” ressalta Ronaldo Florentino.
Outra grande vantagem em se associar à Mútua SP é reverter as taxas recolhidas pela Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) em benefícios oferecidos pela Mútua SP. “Atualmente existem 27 regionais do órgão e a cada 20% das taxas recolhidas pela ART, 14% são destinados às Mútuas regionais – entre elas, São Paulo que atende aos engenheiros e agrônomos de Marília e região – e 6% seguem para a Mútua nacional”, destacou Florentino
Conheça a história da Mútua
A Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea é uma sociedade civil sem fins lucrativos criada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), pela resolução nº 252 de 17 de dezembro de 1977, conforme autorização legal contida no artigo 4º da Lei 6.496 de 7 de dezembro de 1977. O principal objetivo da Mútua é oferecer a seus associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais, de acordo com sua disponibilidade financeira, respeitando o seu equilíbrio econômico-financeiro.
Quem tem direito a mútua?
Trata-se de uma instituição inclusiva, aberta a todos os profissionais registrados nos Creas em todo o Brasil. Engenheiros, agrônomos, geólogos, meteorologistas e outros podem se beneficiar dos serviços oferecidos pela Mútua. Para saber mais acesse: www.clubemutua.com.br ou ligue para central de relacionamento: 0800 161 0003 ou acesse Mútua pelas redes sociais @mutua-sp
Eleito pela primeira vez em 2020, na Gestão da Mútua SP, o engenheiro civil e de segurança do trabalho Ronaldo Florentino dos Santos foi reconduzido ao cargo de diretor administrativo em novembro passado para novo mandato de três anos. Em entrevista, o gestor destaca o trabalho desenvolvido que tem objetivo de ressaltar a missão da Caixa de Assistência do Crea-SP: ser uma ferramenta de auxílio aos profissionais da Engenharia, Agronomia, Geociências, além dos tecnólogos.
Aos 46 anos, a Mútua conta com 18 mil associados, quantidade bem superior ao do ano de 2021, quando a entidade representava cerca de 11 mil associados. E, nestes últimos três anos, a entidade alcançou outros números de relevância, como o total de benefícios reembolsáveis, que passou de R$ 20 milhões, também em 2021, para R$ 100 milhões, no ano passado.
Os resultados alcançados por esta gestão fizeram que, além do Eng. Ronaldo Santos, o Engenheiro Eletricista Renato Archanjo de Castro fosse reeleito diretor geral da Mútua-SP na eleição do Sistema Confea/Crea e Mútua em novembro de 2023. Os gestores atuam ao lado da Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho Cláudia Aparecida Ferreira Sornas Campos – ex-presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília, que responde pela diretoria financeira. “Somos a ligação entre os profissionais e a Mútua”, enfatiza Santos.
E este elo foi firmado a partir do trabalho que objetivou, primeiramente, se integrar a atuação em desenvolvimento por todo o Sistema. “Atuamos em conjunto: Mútua, Crea, Confea e entidades de classe. Todos temos o mesmo objetivo, que é oferecer o melhor serviço ao profissional. Para isso, aceitamos o desafio do então presidente do Crea-SP, Eng. Vinícius Marchese, de aproximar a Caixa de Assistência de sua principal missão: dar uma melhor condição de vida aos profissionais do Sistema”, enfatiza o diretor administrativo.
Com isso, a gestão reeleita atuou focando na desburocratização dos processos, ampliando benefícios e oferecendo atendimento com transparência e comprometimento. “Hoje, um processo de solicitação de benefícios demora cerca de 10 dias, anteriormente, o processo demorava até 30 dias. Esta agilidade é possível devido aos novos procedimentos internos e gestão da equipe”, explica.
Neste trabalho de aproximação ao profissional, a Mútua-SP contou com diversos aliados, como as entidades de classe. “Por meio do Divulga Mútua, temos mais 200 entidades de classe cadastradas, são as portas abertas para levar os benefícios até os profissionais”, pontua Ronaldo dos Santos. “E iremos dar continuidade a este trabalho, estando cada vez mais presente no cotidiano dos profissionais através das entidades de classe, universidades, Crea-SP, Confea e demais instituições parceiras”, finaliza do diretor administrativo Ronaldo dos Santos.
Painel Online é o boletim informativo da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília
Edição de Maio de 2024
Diretoria
CONSELHO ADMINISTRATIVO
Eng. Civil Vitor Manuel C. de Sousa Violante
Presidente
Eng. Agrônomo Nelson Martins Barreto Júnior
Vice Presidente
Eng. Agrônomo Walter Cação Júnior
Administrativo
Eng. Civil Haroldo de Mayo Bernardes
Adj.Administrativo
Eng. Eletricista Edson Navarro
Financeiro
Eng. Eletricista Antônio Carlos N. de Souza Júnior
Adj. Financeiro
Eng. Agrônomo Caetano Motta Filho
Social
Arquiteta Clédina Emiko Yamashita
Adj. Social
Eng. Civil Rúbio Galharim
Esportes e Lazer
Eng. Civil Leonardo Mathias Rampinelli
Adj. Esportes e Lazer
Eng. Civil Filipe Ceolin de Abreu
Cursos e Palestras
Eng. Civil James Lancaster D. de Moraes Salles
Adj. De Cursos e Palestras
Eng. Civil Nivaldo João da Cruz
Patrimônio
Arquiteta Larissa Yuri Ishi Amaral
Adj. De Patrimônio
Eng. Agrônomo Joaquim R. Mendonça Junior
Comunicação
Eng. Civil Lorena Sabaini da Silva
Adj.Comunicação
01/05
Mirela de Oliveira Rodrigues
Arquiteta e Urbanista
02/05
Adauto Pinto de Andrade
Engenheiro Mecânico
03/05
Ian Cesar Amos Esteves
Engenheiro Civil
Luis Cesar Villani
Engenheiro Agrônomo
Marcelo Salmon
Arquiteto e Urbanista
04/05
Bruno Felipe Santos Fernandes
Arquiteto e Urbanista
Homero Esteves
Arquiteto e Urbanista
Roberto Biava
Engenheiro Civil
05/05
Valmor da Cunha Grávio
Engenheiro Eletricista
07/05
José Guilherme Guillaumon
Engenheiro Agrônomo
09/05
Loic Kessler Cardoso
Engenheiro Civil
Lilian Ruth Tejero
Engenheira Ambiental
Silvio Ângelo Boschetti
Engenheiro Agrônomo
10/05
Emílio Carlos Prandi
Geólogo
Sebastião Da Silva Andrade
Engenheiro De Segurança Do Trabalho
Silvio Renato Bazzo Bertoncini
Engenheiro Civil
Bruna Cristina Pires
Arquiteta e Urbanista
11/05
Ana Beatriz De Paula Menin
Arquiteta E Urbanista
Leonardo Galvão Daun
Engenheiro De Produção
13/05
Eduardo Luis Ribeiro
Arquiteto E Urbanista
16/05
Dirceu Cesar De Lima Intini
Engenheiro Civil
17/05
Fabio Antonio Fregonesi
Engenheiro Eletricista
18/05
Adair Menegucci
Engenheiro Civil
José Hajime Takahashi
Engenheiro Mecânico
20/05
Felipe Justo Fortunato
Engenheiro Civil
21/05
Marcelo Luiz Alves
Engenheiro Civil
22/05
Carlos Estevo Nascimento
Arquiteto E Urbanista
23/05
Yoshiyaki Tokumo
Engenheiro Eletricista
24/05
Cassiano Fogaça
Engenheiro Civil
Debora Yoshida Ishii
Arquiteta e Urbanista
Guilherme Santos Polegato
Engenheiro Civil
25/05
José Roberto de Oliveira
Engenheiro Civil
Rafael Rodrigues Da Silva
Engenheiro Eletricista
27/05
Tânia Cristina Bastos Donandon
Engenheira Civil
31/05
Edson Navarro
Engenheiro Eletricista
O início de um mandato presidencial em qualquer associação profissional é sempre um marco importante. No caso da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília, a AEA Marília, este momento é especialmente significativo, considerando o papel essencial que a organização desempenha na promoção do desenvolvimento urbano e rural sustentável, bem como no apoio aos profissionais dessas áreas.
Fundada em 1968, a AEA tem sido uma entidade fundamental para a integração e valorização dos profissionais de engenharia, arquitetura e agronomia na região de Marília. A associação promove eventos, cursos e debates que visam o aprimoramento técnico e o desenvolvimento pessoal dos seus membros, além de atuar em questões de interesse público relacionadas ao urbanismo, meio ambiente e agricultura.
Assumir a presidência da AEA envolve uma série de desafios. Entre os principais estão: fortalecimento da representatividade, atualização tecnológica, formação continuada com o fortalecimento dos programas de capacitação e educação continuada, oferecendo cursos e workshops que atendam às necessidades de aprimoramento profissional dos associados.
O início do mandato da nova diretoria marca a chegada de novos desafios e oportunidades, sempre com o objetivo de fortalecer a AEA e promover o desenvolvimento e a valorização profissional na região de Marília. Marca comprometimento e dedicação e para o contínuo avanço da nossa associação.
O engenheiro civil Vitor Manuel Carvalho Sousa Violante é presidente da AEA Marília
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea São Paulo) celebrou 90 anos de fundação no domingo, dia 19 de maio. A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília, a AEA Marília, através dos membros de sua diretoria e associados, preparou uma homenagem através de postagem temática em suas redes sociais.
O órgão, que reúne nove décadas participativas na construção e busca de soluções nas áreas tecnológicas, predominantemente nos setores das Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores, preparou um livro comemorativo. A publicação digital pode ser acessada através do link: https://www.creasp.org.br/90anos/.
“Foram pessoas que tornaram o Conselho uma referência, por isso, esse presente é pra você. Temos a honra de comemorarmos juntos este momento tão especial, criando um espaço exclusivo para contar essa história e homenagear todos que fizeram parte dela. Preparamos um livro comemorativo aos 90 anos do Crea-SP, um vídeo e uma exposição que traz histórias reais, mostrando como é humana a capacidade de inovar. Conheça essa história em primeira mão: www.creasp.org.br/90anos/ ”, informou o conselho estadual.
A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília) promoveu no domingo, dia 26 de maio de 2024, o 2º Almoço Gourmet. O encontro reuniu cerca de 300 convidados no Salão de Eventos da Associação e o destaque ficou por conta da saborosa feijoada completa e light assinada pelo chef Fabiano Capelato.
O almoço que contou com a animação do cantor Kelo Du Cavako, crianças até 8 anos de idade não pagaram e o convite deu direito ao consumo das bebidas servidas como água, suco, cerveja e caipirinhas para acompanhar as delícias do buffet Capelato.
Os profissionais da engenharia, diretores, ex-presidentes e amigos participaram de mais esse encontro para celebrar a vida e as conquistas e benefícios oferecidos pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília e região. Depois do almoço, todos os aniversariantes dos meses de abril e maio foram homenageados e o bolo foi a sobremesa do almoço que adoçou a tarde de domingo.
Para o presidente da AEA, engenheiro civil Vitor Violante, encontros como esse são importantes para manter a união e o networking dos associados. “Está no DNA da Associação reunir os amigos para trocas de experiências e para celebrar a vida. Nada melhor que uma feijoada para reunir as famílias que ajudam a manter as ações da AEA. Em nome da diretora, agradecemos a presença de todos que prestigiaram esse segundo almoço gourmet”, agradeceu o presidente Violante.
[Conteúdo produzido pela Patmus Editorial, jornalista responsável Ramon Barbosa Franco, Mtb 32.103]
Os profissionais associados da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília) tiveram em 17 de maio, a partir das 9 horas, consultoria gratuita sobre a incidência do INSS na construção civil.
O atendimento gratuito ocorreu das 9h às 17 horas, no coworking instalado na sede da entidade, que fica na rua Mecenas Pinto Bueno, nº 1207, Jardim Maria Izabel, próximo ao Esmeralda Shopping. O assunto, amplo e técnico, pode ser esclarecido nos seus aspectos básicos, enquadramento de cálculos, tipos de obras, obras pré-fabricadas, como regularizar obras, alternativas na nova instrução normativa – a IN 2021, conceito do Simples na construção civil, aproveitamento de mão de obra do MEI (Microempreendedor Individual) e autônomo, além de outros assuntos sobre a IN 2021.
O INSS sobre a obra é uma contribuição previdenciária que deve ser paga pelas empresas que realizam obras de construção civil e que contratam mão-de-obra para executar essas atividades. Essa contribuição é calculada sobre o valor total da obra e tem por objetivo garantir a proteção social dos trabalhadores envolvidos no empreendimento. Importante informar que a consultoria será exclusiva aos associados da AEA Marília.
Dois profissionais e uma instituição de ensino com destacada atuação no estado de São Paulo estarão entre os homenageados com a Láurea ao Mérito do Sistema Confea/Crea/Mútua na cerimônia que acontecerá no início do mês de outubro durante a realização da 79ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea) em Salvador (BA).
As indicações dos Regionais foram apreciadas e aprovadas pelos conselheiros federais durante a abertura da sessão plenária de maio do Confea, realizada nos dias 22 e 23 em Brasília (DF). Três indicações do Crea-SP compõem o quadro de laureados deste ano.
Com a Medalha do Mérito, será homenageado o Engenheiro de Minas e mestre em Engenharia Mineral Homero Delboni Júnior, Ph.D. in Minerals Processing (Universidade de Queensland – Australia), docente e pesquisador do Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Universidade de São Paulo e consultor independente em Metalurgia.
É especialista em design e otimização de plantas industriais de beneficiamento de minérios, equipamentos e processos de cominuição, modelagem e simulação de circuitos de beneficiamento de minérios, desenvolvimento de processos para concentração de minérios e cianetação de ouro e de programas de geometalurgia.
Atualmente é professor titular do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da USP. Tem experiência de 40 anos na área de Tratamento de Minérios, com doutorado em cominuição. É Chartered Professional (CP-Metallurgy) pelo AusIMM – Australasian Institute of Mining and Metallurgy, acreditação formal de competência reconhecida internacionalmente na área de beneficiamento de minérios. Tem mais de 160 trabalhos publicados em revistas especializadas, congressos internacionais e nacionais na área de beneficiamento de minérios.
Os feitos do Engenheiro Agrônomo Bernardo Van Raij (in memoriam) serão destacados com a inscrição no Livro do Mérito. Falecido em 15 de outubro de 2023 em Campinas, era natural de Ponta Grossa (PR) e um dos mais ilustres pesquisadores do Instituto Agronômico (IAC-APTA), onde atuou por várias décadas até sua aposentadoria.
Trabalhou ainda na Embrapa Meio Ambiente, além de ter contribuído com aulas em cursos de pós-graduação de diversas universidades no Brasil e no exterior. Produziu mais de 150 artigos científicos, além de ter diversos livros publicados.
Formado pela UFRRJ, era doutor em Agronomia com ênfase em Ciência do Solo pela Esalq/USP e pela Universidade de Cornell, nos EUA. Especialista em química e fertilidade do solo, nutrição de plantas e adubação de culturas, foi um dos mais influentes cientistas de sua área de atuação, com reconhecimento internacional.
Fará jus ainda à Menção Honrosa na cerimônia a Universidade Santa Cecília – UniSanta, cuja história remonta ao início da década de 1960.
Considerada a maior universidade do litoral paulista, faz parte do Grupo de Excelência de Instituições de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), reafirmando a qualidade de seu projeto pedagógico de graduação e de pós-graduação.
Reúne aproximadamente 18 mil alunos e oferece atualmente 70 cursos de nível superior, além de inúmeros cursos de extensão, lato sensu, MBA e mestrados.
Os homenageados refletem a contribuição de profissionais registrados e pessoas jurídicas para a melhoria dos serviços prestados pela área tecnológica, para o desenvolvimento do país e para a qualidade de vida da população.