Edição de Julho de 2023

AEA Marília, Cocchi Engenharia e Placlux promovem workshop de construções em Light Steel Frame com demonstração prática

Treinamento aconteceu na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos em 29 de junho de 2023

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (AEA) de Marília, Cocchi Engenharia e Placlux, com apoio do Crea São Paulo e da Mútua São Paulo, realizaram em 29 de junho workshop de construções em Light Steel Frame. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Cocchi Engenharia, Elcio Gonçalves, contando com as participações de Luan Banruque, da Placlux, e da diretora da Mútua São Paulo, engenheira civil Cláudia Aparecida Sornas Campos, que detalhou os benefícios e serviços da ‘Casa de Acolhimento dos Profissionais da Engenharia’. 

 

Light Steel Frame é um sistema que não utiliza tijolos e concreto, quando comparado com o sistema de construção de alvenaria, as estruturas de concreto e paredes com tijolos e blocos são substituídas pela estrutura em aço galvanizado revestidas com placas, que já são prontas para receber pintura ou revestimento. A principal diferença entre a construção a seco em Light Steel Frame (LSF) e outros métodos construtivos é o nível de industrialização que ela possui.

 

A capacitação, que teve apoio do Crea São Paulo, Sistema Confea e Mútua São Paulo, aconteceu no período das 8h30 às 12 horas, abordando os seguintes aspectos: Introdução ao Light Steel Frame, Normas do Sistema e Desempenho, Sistemas de Fachadas Defs e Eifs e Montagem de Estrutura e Aplicação do Sistema Profort Next.

 

“Todo o treinamento aconteceu na sede da AEA Marília. Nossa entidade sempre prioriza o aperfeiçoamento e a qualificação permanente dos nossos associados e profissionais”, garantiu o presidente da AEA Marília, engenheiro agrônomo Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior. De acordo com o gerente comercial Elcio Gonçalves, o workshop transferiu conhecimentos teóricos e práticos sobre o que ele chamou de ‘método construtivo inovador e disruptivo’.

Crescimento exponencial

O sistema Light Steel Frame, conforme observou Elcio, da Cocchi Engenharia, cresce de forma exponencial na região de Marília. “Durante a capacitação na AEA Marília apresentamos os materiais que compõem o sistema e a forma como tais materiais são utilizados em obras. Inclusive montamos um protótipo de residência em escala, contendo paredes e estrutura de cobertura, conformadas em perfis de aço de Light Steel Frame, componentes de proteção – membrana hidrófuga – e de fechamento de parede, com placa cimentícia Profort”, detalhou. O protótipo ainda recebeu tratamento de juntas e superfície (basecoat). “Importante ressaltar que o treinamento contou com as presenças de vários colegas profissionais da área da construção civil, abrindo um debate sobre o tema e, também, sanando dúvidas sobre o método construtivo”, disse.

Conforme observou o diretor da Cocchi Engenharia, Jairo Cocchi, “o Light Steel Frame é um sistema construtivo de obras rápidas, que utiliza 90% menos água, possuem maior eficiência térmica e acústica, geram muito menos lixo e resíduos, facilidade em manutenções e precisão orçamentária, sua obra sem imprevistos do início ao fim”, concluiu. Aproximadamente 40 profissionais participaram do workshop.

Expediente

Painel  Online é o boletim informativo da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília

Edição de Julho de 2023

Presidente – Engenheiro Agrônomo Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior

Vice-presidente – Engenheiro Civil Vitor Manuel Carvalho Sousa Violante

Diretor Administrativo – Engenheiro Agrônomo Nelson Martins Barreto Júnior

Adjunto Administrativo – Engenheiro Civil José Alfredo de Araújo Sant’Ana

Diretor Financeiro – Engenheiro Eletricista Edson Navarro

Adjunto Financeiro – Engenheiro Civil Felipe Justo Fortunato

Diretora Social – Arquiteta Clédina Emiko Yamashita

Adjunto Social – Engenheiro Agrônomo Caetano Motta Filho

Diretor de Esportes e Lazer – Engenheiro Civil Nivaldo João da Cruz

Adjunto de Esportes e Lazer – Engenheiro Civil José Luís Dátilo

Diretor de Cursos e Palestras – Engenheiro Civil Filipe Ceolin de Abreu

Adjunto de Cursos e Palestras – Engenheiro Civil Haroldo de Mayo Bernardes

Diretora de Patrimônio – Arquiteta Célia Regina Matarucco

Adjunto de Patrimônio – Engenheiro Civil José Ernesto Tonon

Diretor de Comunicação – Engenheiro Eletricista Fábio Antônio Fregonesi

Adjunto de Comunicação – Engenheiro Mecânico Gustavo Henrique Moretti Ferreira

 

Jornalista Responsável – Ramon Barbosa Franco Mtb 32.103

Aniversários AEA Marília

02 de julho
Fernando César Favinha Rodrigues
Engenheiro Civil 

Marcos Silva de Souza
Engenheiro Civil

04 de julho
Valéria de Melo Viana
Arquiteta e Urbanista

05 de julho
Leonardo Salomão Aidar
Engenheiro Civil

Matheus Rodrigues Batista
Engenheiro Civil

06 de julho
Francisco Alberto Furtado
Engenheiro Civil

Sérgio Yoshiharu Narazaki
Engenheiro Civil

07 de julho
Gustavo Henrique Moretti Ferreira
Engenheiro Mecânico

Marcelo Presumido
Agrônomo

08 de julho
Antonio Julio Peres
Engenheiro Eletricista

09 de julho
Fábio Higawa
Engenheiro Eletricista

11 de julho
Wagner Paulo Prates Sanches
Engenheiro Ambiental

14 de julho
Nathalia Ferreira da Silva
Engenheiro Civil

17 de julho
Celso José Primo Velanga
Engenheiro Civil

Michel Sudaia Filho
Agrônomo

18 de julho
Fernando Palu Pedroni
Engenheiro Civil

19 de julho
Francisco Carlos Faganello
Engenheiro Eletricista

Luís Sérgio de Oliveira
Engenheiro Civil

Osmar Reis
Agrônomo

Paulo César Lapa
Engenheiro Civil

Pedro Henrique Tonello Andreata
Engenheiro Civil

Reinaldo Caires Ramos
Engenheiro de Produção Mecânica

20 de julho
Sandro Adriano de Oliveira
Engenheiro Civil

23 de julho
Aglays Silva Damaceno
Arquiteta e Urbanista

José Camilo Mugnai Vieira
Engenheiro Civil

25 de julho
Anderson Ricardo da Silva
Agrônomo

26 de julho 
Gildo Pereira de Souza
Engenheiro Eletricista

27 de julho
Carlos Roberto Barbosa da Silva
Engenheiro Mecânico

28 de julho
Francisco Paulo Almeida Vieira
Engenheiro Civil

31 de julho
Fernando Netto
Arquiteto e Urbanista

Renan Fernando Miola
Engenheiro Civil

Palavra do Presidente

A AEA Marília na formação universitária

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília, a AEA Marília, sempre esteve presente no aperfeiçoamento dos profissionais da área tecnológica desta região do Estado de São Paulo. Esse protagonismo, que remete à busca pela eficiência e otimização de resultados, abarca também os estudantes universitários das categorias representadas pela nossa entidade, como os engenheiros, arquitetos e agrônomos. 

 

Uma iniciativa do Crea São Paulo, que está permitindo estágios aos acadêmicos, encontra uma grande parceria de apoio e ensino na AEA. Trata-se do Crea Jovem, uma iniciativa exemplar que vem aproximando os universitários de toda a rotina, estrutura e funções do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo. O programa de estágio inclusive chegou a ser realizado com estudantes de Marília. 

 

“O propósito do estágio visita é alcançar cada vez mais os profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho ou que pretendem integrá-lo nos próximos anos, mostrando a importância das profissões da área tecnológica e da regulamentação de suas atividades”, assegurou o presidente do Crea São Paulo, engenheiro Vinicius Marchese.

 

Importante ponderar o seguinte, o amanhã sempre chega. Em ‘O valor do amanhã’ (Companhia das Letras, 2005), o professor Eduardo Giannetti, PhD pela Universidade de Cambridge (Inglaterra), traz, entre outras, a seguinte citação: “A juventude não retorna, e a velhice será longa. Aceitar isso não é resignar-se a uma existência acomodada”. Neste mesmo livro, Giannetti cita que no ano de 1885, de cada 1 milhão de pessoas nascidas no país mais desenvolvido da época, a Inglaterra, apenas 502 mil chegavam aos 45 anos de idade e somente 161 mil aos 75 anos. Um século depois, o total dos que alcançavam os 45 anos de idade é de 964 mil, enquanto os que atingem 75 anos são superior a 600 mil – três a cada cinco ingleses alcançam o 75º ano de vida.

 

No mundo, a esperança de vida ao nascer passou de 53 anos em 1960 para 67 anos nos dias atuais. Nos 4 mil anos da história da Humanidade, essa expectativa de vida – de 67 anos – corresponde a um acréscimo de 40 anos. Ou seja, os nossos ancestrais milenares não chegaram aos 30 anos de idade, se despediam da Vida entre 25 e 27 anos de idade. Quem nasce atualmente – segundo o livro de Giannetti – vive e m média 14 anos a mais que alguém nascido nos anos de 1960 e o dobro do que era comum viver logo no início da Revolução Industrial do Século XVIII. 

Se nossa expectativa de vida aumentou, nossa responsabilidade de buscar o aperfeiçoamento profissional a cada novo ciclo aumentou também. A AEA Marília, com sua ampla estrutura e apoio, é uma aliada essencial aos profissionais que já estão no mercado de trabalho, auxiliando no crescimento e progresso da sociedade, quanto para os futuros, que cursam as universidades. 

 

Engenheiro Agrônomo Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior
Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília

Crea São Paulo promove Fórum de Gestão Pública e aborda conceito de Cidade Inteligente

Nova Lei de Licitações também pautou o seminário que teve a participação do presidente engenheiro Vinícius Marchesi

Além de fiscalizar o exercício das profissões nas Engenharias, Agronomia e Geociências, o Crea-SP busca que a atuação da área tecnológica possa contribuir para o desenvolvimento dos municípios. Por isso, o Conselho realizou mais um evento em prol das cidades paulistas reunindo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para o Fórum de Gestão Pública, no dia 4 de julho. Com o plenário cheio, na Sede Angélica, o debate tratou das mudanças na legislação a partir da Nova Lei de Licitações (Lei 14.133, de 2021) e da modernização dos serviços públicos.

 

“O Crea-SP pode oferecer suporte técnico para as gestões municipais utilizando o conhecimento da área tecnológica e suas ferramentas, somando ao Poder Público soluções para o futuro das cidades”, declarou o presidente do Crea-SP, Eng. Telecom. Vinicius Marchese. Prestigiando o evento, o presidente do Crea-GO, Eng. Civ. Lamartine Moreira, enalteceu a iniciativa do Conselho paulista. “Parabenizo o Crea-SP por promover fóruns que evidenciam que a área tecnológica é uma aliada pelo desenvolvimento nos municípios”, afirmou.

 

Dando início ao painel “Gestão Pública na Prática”, o prefeito de São José dos Campos, formado em gestão pública, Anderson Farias Ferreira, apresentou uma palestra de como o município se tornou a primeira cidade inteligente do País. O prefeito listou os indicadores conquistados por meio de mudanças nos serviços públicos, tais como: a oferta de óculos e bengalas inteligentes para alunos com baixa visão; a inserção de aulas de empreendedorismo; a segurança com monitoramento por reconhecimento facial; sistema de coleta de lixo e uma frota de carros 100% elétricos. “A maioria dos serviços e produtos foram alugados e prestados por empresas da área tecnológica”, lembrou Ferreira.

 

Já sobre as alterações na Nova Lei de Licitações, a docente em Direito Administrativo, doutora e mestre em Direito do Estado, ambos pela Universidade de São Paulo (USP), Adv. Irene Patrícia Diom Nohara, explicou que as normas acompanham o novo conceito tecnológico. “Agora, a preferência será pelas contratações digitais”, destacou.

 

Sobre a adaptação à nova legislação, a auditora de Controle Externo no Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP), Adv. Daiesse Jaala Bonfim, disse que as mudanças serão um desafio tanto para os gestores, quanto para as empresas prestadoras de serviços. “Os órgãos ausentes de especialização e capacitação, poderão gerar processos licitatórios ineficientes ou uma contratação frustrada, assim como as empresas que não tiverem treinamentos”, apontou Jaala.

 

Conselheiro do Crea-SP e mediador do painel, o Eng. Civ. Joni Matos Incheglu, destacou que a aproximação do Conselho com as administrações públicas, contribui para o desenvolvimento dos municípios e avanços na área tecnológica. “Essa integração evidencia o reconhecimento dos profissionais e empresas habilitados, que são quem fornecem estes serviços para as cidades”, concluiu Incheglu.

 

Os inspetores do Conselho, Eng. Civ. Alan Caires, da Comissão Auxiliar de Fiscalização (CAF) de Bauru, e o Tecg. Mec. Fernando Dantas, da CAF Região Oeste da capital, avaliaram que as palestras ajudarão na evolução de suas profissões, com informações importantes sobre as novas regras para as licitações.

 

Ao final do evento, um QR Code foi disponibilizado ao público presencial e remoto para sugestões de outros fóruns. Para conferir o debate na íntegra, acesse o vídeo no canal do Youtube TV Crea-SP neste link.

Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília organiza visita à CASACOR 2023

CASACOR São Paulo celebra sua 36ª edição, de 30 de maio a 6 de agosto, e pela 2ª vez o palco é o Conjunto Nacional, na avenida Paulista

A diretoria da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília) organiza no próximo dia 27 de julho a visita técnica à CASACOR São Paulo 2023. Aos sócios a viagem é gratuita (cheque caução de R$ 200,00), aos não-sócios o custo é de R$ 200 e estudantes, R$ 100. O pagamento deve ser efetuado até 20 de julho. Importante salientar que, a aquisição dos ingressos será de responsabilidade do participante, através do site oficial da CASACOR, https://appcasacor.com.br/events/sao-paulo-2023.  

 

Para garantia de entrada no mesmo dia e horário, todos os participantes deverão adquirir os ingressos para o dia 27 de julho de 2023, às 13 horas. Informações e mais detalhes da viagem técnica podem ser obtidos através do telefone (14) 98121-9548. A AEA Marília esclarece que as formas de pagamento da viagem para não-sócio e estudantes serão exclusivas em dinheiro ou cheque. Não serão aceitos cartão, PIX ou transferência bancária. 

 

Conforme informações da comissão organizadora, a CASACOR São Paulo celebra sua 36ª edição, iniciada em 30 de maio e com previsão de término em 6 de agosto. “Pela segunda vez, o palco é o Conjunto Nacional, na avenida Paulista. São 73 ambientes projetados pelos mais renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas do mercado. O novo tema da mostra ‘Corpo & Morada’, entende que o afeto e o cuidado devem permear as nossas relações com o corpo, a mente, o outro, a casa, a cidade e o planeta”, detalhou o site da CASACOR.

Comissão Auxiliar de Fiscalização (CAF) realiza reunião na sede da AEA de Marília

Demandas foram analisadas e os comunicados oficiais do Crea São Paulo transmitidos

por Agência Patmus Editorial

Conduzida pelo engenheiro eletricista Regis Eugênio dos Santos, a reunião da Comissão Auxiliar de Fiscalização (CAF) da unidade do Crea São Paulo de Marília (UGI Marília) aconteceu em 26 de junho de 2023 na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília). 

 

Demandas alusivas à obras e reformas, relatório de atividades e solicitações de informações foram apresentados, bem como debatidas as principais notícias da área tecnológicas – a exemplo de mais uma vitória do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea SP) na defesa da correção das remunerações para engenheiros em editais públicos. Também foram apresentadas informações sobre o debate que os Creas do Sudeste farão sobre a ética e os trabalhos da Frente Parlamentar das Profissões Tecnológicas. 

 

“O objetivo da Comissão Auxiliar de Fiscalização é tratar assuntos que estejam relacionados com o exercício profissional das Engenharias e da Agronomia”, explicou o engenheiro eletricista Regis Eugênio dos Santos, chefe da unidade do Crea de Marília. Regis transmitiu dados administrativos alusivos a junho de 2023 e a programação de eventos oficiais do Crea São Paulo. 

 

O presidente da AEA Marília, engenheiro agrônomo Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior, e outros diretores da entidade, também compareceram à reunião da CAF. Joaquim transmitiu informações da entidade, bem como a programação de cursos e palestras das próximas semanas.

[Agência Patmus Editorial – jornalista responsável Ramon Barbosa Franco – Mtb 32.103]

O Jornal Painel Online é uma publicação mensal da AEA - Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Marília e Região.
Para sugerir uma pauta envie um e-mail para editor@aeamarilia.com.br
Permitida a reprodução desde que citada a fonte!