As celebrações dos associados aniversariantes de janeiro e fevereiro aconteceram em 24 de fevereiro, a partir das 20 horas, na sede da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília).
Inspirado na culinária árabe, o cardápio foi composto por labne, homus, babaganuch, pão sírio, tabule, charuto de repolho e de folhas de uva, além de kibe assado com recheio de coalhada. “Em janeiro realizamos o primeiro jantar gourmet, quando servimos o tradicional entrevero preparado pelo nosso associado e ex-presidente da AEA Marília, engenheiro agrônomo Caetano Motta Filho. O cardápio desta vez veio da culinária árabe”, observou o presidente da AEA Marília, engenheiro agrônomo Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior.
Os chefs convidados foram Sílvia Godinho e Antônio Miguel, especializados na culinária árabe.
Março
02/03
José Epaminondas Santos – engenheiro civil
03/03
Carlos Domingos Pires – obras hidráulicas
05/03
Alecsey Emanuel Fioravante Fernandes – engenheiro mecânico
Antônio Carlos Nunes de Souza Júnior – engenheiro eletricista
06/03
Antônio de Carvalho Brandão Júnior – engenheiro civil
08/03
Filipe Ceolin de Abreu – engenheiro civil
09/03
Alexandre Ferioli – engenheiro civil
10/03
Allan Diekson de Moura – engenheiro civil
11/03
Nilson Noboru Tohyana – engenheiro eletricista
12/03
Emília Shizuo Fujikawa – engenheiro civil
Regis Eugênio dos Santos – engenheiro eletricista
Rodrigo Ercílio Coneglian – engenheiro civil
13/03
Guilherme Eduardo Schaldach – engenheiro mecânico
Michele de Almeida Corrêa – engenheiro civil
15/03
Francisco Oliveros Moretti – engenheiro mecânico
Marcos Masahiko Kakutate – engenheiro agrônomo
Patrícia Seigner Palloni – arquiteta e urbanista
16/03
Vanessa Machado Apóstolo – arquiteto e urbanista
17/03
Fernando Giroto – engenheiro agrônomo
18/03
Oreste Pagliuso Neto – engenheiro civil
20/03
Thiago Esteves Trindade – engenheiro civil
21/03
Mário César Minami – engenheiro civil
22/03
Cláudia Aparecida Ferreira Sornas campos -engenheira civil
Rodrigo Miguel Guizzardi – engenheiro civil
24/03
Mariana Calandrin Rodrigues – arquiteta e urbanista
25/03
Edinaldo Mendonça Alves – engenheiro civil
João Pedro Marconato – engenheiro civil
26/03
Mauro Roberto Justi Messas – engenheiro mecânico
28/03
Caio Doretto Braccialli – engenheiro agrônomo
30/03
Geraldo Gehre Chagas – engenheiro civil
A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília caminha unida e fortalecida cada vez mais. Recebe a todos os associados de braços abertos e com muita alegria. Seja nas atividades sociais, como a 2ª edição do jantar gourmet – organizado em fevereiro -, seja nas atividades de aperfeiçoamento, como a que promovemos com o apoio do Crea São Paulo, ‘Valorização profissional’.
Todos nós acompanhamos as notícias da tragédia que assolou o Litoral Norte – aliás, nossa associação se tornou um posto de arrecadação de alimentos, água e agasalhos para as vítimas de São Sebastião e cidades litorâneas – e todos nós sabemos que, se as regras da engenharia e da ocupação adequada de solos fossem respeitadas, muitos problemas e muitas vidas seriam poupadas.
Sabemos que a ciência – e no caso específico nosso, as engenharias, a arquitetura e a agronomia – é primordial para o progresso efetivo e na preservação da sociedade, principalmente no que diz respeito à preservação de vidas. Por isso, além do papel fiscalizador do Crea, sua função – com o auxílio das associações de classe, como a AEA Marília – transcende a esfera administrativa, passando a ser um ator para a efetiva política de Estado, garantindo estrutura e segurança.
Por isso, quero convidar os profissionais que venham participar da AEA Marília, venham cooperar conosco na construção de uma sociedade mais segura e próspera. Juntos e unidos como uma forte associação alcançaremos todos os objetivos coletivos de um mundo mais jutos!
Encerro por aqui desejando uma ótima leitura a todos”
Muito obrigado!
Joaquim R. Mendonça Júnior
Engenheiro Agrônomo
Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília
A diretoria da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília) e Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Estado de São Paulo (Crea SP) promoveram em 24 de fevereiro, na sede da entidade em Marília, a palestra ‘Valorização Profissional’. O tema foi apresentado pelo engenheiro eletricista Regis Eugênio dos Santos.
“A valorização profissional é um trabalho permanente do Crea São Paulo, que estimula e oferece o aperfeiçoamento constante dos profissionais credenciados. O aperfeiçoamento é realizado através de treinamentos, capacitações e palestras, como esta que aborda exatamente a questão da valorização profissional”, considerou o engenheiro eletricista.
Um dos aspectos abordados por Regis Eugênio, que é chefe da unidade do Crea de Marília (UGI Marília), envolveu a prática de preços adequados nos contratos de prestação de serviços nas áreas da Engenharia e da Agronomia. “Um preço justo e adequado, sem que promova e incentive a concorrência desleal. O mesmo nos referimos aos salários. O Crea vem identificando, por exemplo, concursos públicos onde a remuneração de engenheiros e de agrônomos estão abaixo do salário mínimo profissional”, informou.
O salário mínimo profissional das categorias contempladas pelo Crea São Paulo corresponde a 8,5 salários-mínimos nacionais para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. “Onde identificamos a prática de remuneração abaixa deste padrão, estamos notificando e aplicando a fiscalização, exigindo a correção”, considerou o palestrante.
A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) do Estado de São Paulo organizam no próximo dia 28 de março, das 19h30 às 22h30, no campus da Universidade de Marília (Unimar), a palestra ‘Me formei e agora?’. A palestra será conduzida pela engenheira civil e perita judicial Elaine Câmera, que desenvolve trabalho como avaliadora de imóveis e é especialista em projetos de prevenção a combate de incêndio. “Estaremos organizando este importante aperfeiçoamento para os futuros profissionais da Engenharia no anfiteatro da reitoria da Universidade de Marília, num evento beneficente”, declarou o presidente Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior, que é engenheiro agrônomo.
A entrada será a doação de um quilo de alimento não perecível ou uma fralda geriátrica do tamanho GG. “Encontramos nesta oportunidade uma forma de convidar os universitários a cooperar com as entidades assistenciais que serão beneficiadas com tudo que arrecadarmos no próximo dia 28”, informou o presidente da AEA Marília. Os nomes das instituições beneficentes beneficiadas serão divulgadas posteriormente.
A conferencista e engenheira civil Elaine Câmera é docente em cursos de Engenharia Civil, Engenheira de Produção e em Arquitetura e Urbanismo, portanto, tem ampla vivência com a dúvida que, volte e meia, paira nas mentes dos profissionais recém formados: “Me formei e agora? É uma pergunta recorrente e posso garantir com toda certeza: sim, existe vida antes e após a obra. Então, nossa proposta é tirar da mentalidade dos formandos que assim que pegarem o diploma terão que trabalhar em obras. Pretendo apresentar as novas áreas de atuação que vão além do canteiro de obras”, contextualizou a palestrante.
Além dos formandos e recém-formados, a palestra do próximo dia 28 de março, a partir das 19h30, será voltada para profissionais com pouca experiência de mercado e para profissionais que estejam em busca de aperfeiçoamento. Sócia-proprietária da empresa Plumo Engenharia e Projetos, a engenheira civil Elaine Câmera possui mestrado em Engenharia pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e MBA em Controladoria e Finanças Empresariais. “A AEA Marília, ao promover a conferência, despertará nos acadêmicos o interesse em estar presente na associação como sócio. O trabalho da diretoria da AEA em proporcionar essa conferência aos associados ajuda a ampliar a oportunidade de novos aprendizados”, sintetizou a palestrante.
As inscrições deverão ser feitas pelo WhatsApp da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília), (14) 98121-9548. Informações também poderão ser obtidas pelo mesmo fone.
Palestra ‘Me formei e agora?’
Engenheira civil e mestre Elaine Câmera
Local: anfiteatro da Unimar
28/03 – 19h30
Entrada: 1kg de alimento ou 1 fralda geriátrica GG
Organização: AEA Marília e Crea São Paulo
A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília, a AEA Marília, está retomando um dos grandes acontecimentos da classe tecnológica do Interior de São Paulo: a entrega do prêmio Profissionais do Ano. Tradição iniciada há mais de 30 anos – em 1992 – o Prêmio Profissional do Ano é concedido após votação dos associados. Desde 2002 a outorga contempla um profissional de cada área de atuação: Engenharia, Arquitetura e Agronomia. A votação começou na segunda-feira, dia 13 de março, e seguirá até o próximo dia 24.
A votação pode ser realizada através de e-mail encaminhado à secretaria da entidade – aea@marilia.com.br – ou por mensagem de texto enviada ao whatsapp oficial da associação, (14) 9821-9548. “Cada associado indicará apenas um nome da sua respectiva área de formação. Para a área de engenharia poderá ser indicado qualquer profissional de qualquer modalidade”, informou a diretora social da AEA Marília, arquiteta e urbanista Clédina Emiko Yamashita.
O presidente da AEA Marília, engenheiro agrônomo Joaquim Rodrigues Mendonça Júnior, que em 2003 conquistou o reconhecimento da categoria como Agrônomo do Ano, explicou que pelo regulamento do Prêmio, a homenagem será concedida ao profissional de tenha nível superior e que esteja em situação regular no Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Além disso, precisam ser sócios da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília). “Não poderão ser indicados associados que integram a diretoria ou o conselho da AEA e os profissionais que já foram homenageados em anos anteriores”, detalhou.
De 1992 a 2019 – último ano em que a AEA promoveu a premiação e o jantar de gala – foram homenageados 64 profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. O evento foi suspenso de 2020 a 2022 em virtude da pandemia e da reorganização no período pós-pandemia de covid. Comissão formada por diretores da AEA estará divulgando em 29 de março, durante a assembleia geral da entidade, os nomes dos três profissionais eleitos para o Prêmio Profissional do Ano de 2023. O jantar de gala está previsto para acontecer no dia 15 de abril, no salão de festas da entidade. Os convites já estão sendo comercializados e mais informações podem ser obtidas pelo telefone da AEA, (14) 98121-9548.
Uma comissão de profissionais integrantes da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília) participou no dia 24 de março, da reunião regional do Comuri, o recém criado comitê de relações institucionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea SP) para acompanhar o trabalho da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Alesp. “A AEA de Marília, como sempre em sua trajetória de instituição cidadã, se coloca à disposição da sociedade para auxiliar no que for preciso. E, agora com a criação da Comuri não está fazendo diferente. Tanto que estamos enviando uma comitiva de associados para o encontro regional, em Bauru, e contou com as entidades que integram a Unacop, a União das Associações de Engenharia do Centro Oeste Paulista”, detalhou o presidente da diretoria da AEA Marília e engenheiro agrônomo Joaquim Mendonça Rodrigues Júnior.
O Comuri funcionará como órgão consultivo e entre os membros da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que integram o conselho está o deputado estadual e engenheiro civil Ricardo Madalena, liderança do Partido Liberal que reside e tem atuação política em Santa Cruz do Rio Pardo, na região de Marília. Aliás, Madalena, como é mais conhecido, é o coordenador do Comuri. O engenheiro civil Dr José de Alfredo de Araújo Sant’Anna, o engenheiro eletricista e diretor de Comunicação Social da AEA de Marília Fábio Antônio Fregonesi e a diretora da Mútua e ex-presidente da AEA de Marília, engenheira civil Cláudia Aparecida Sornas Campos, integraram a comissão de Marília que participou da reunião em Bauru.
De acordo com as informações do Crea São Paulo, o conselho fiscalizará as ações da Alesp – que recentemente empossou os 94 deputados estaduais eleitos em 2022. A proposta do Comuri é levar benefícios para todas as cidades ao tratar sobre a engenharia, dando suporte às demandas de cada município e atenção à atividade do Crea SP: a fiscalização do exercício profissional para o bem-estar da população. Atualmente, o Crea São Paulo possui cadastrado em todo o Estado mais de 350 mil profissionais.