O escritório descentralizado do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo (CAU-SP) de Bauru, com o apoio da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília), organizou na sede da entidade, localizada na rua Mecenas Pinto Bueno, no dia 8 de maio, a partir das 19 horas, oficina sobre o Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU). Na mesma oportunidade, houve a realização de uma ação educativa de fiscalização. As palestras foram conduzidas pela coordenadora regional do CAU-SP de Bauru, arquiteta e urbanista Ludmilla Tidei de Lima. Compareceram o presidente da AEA Marília, engenheiro civil Vitor Violante, e a diretora da entidade, arquiteta e urbanista Clédina Yamashita.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo (CAU-SP) é uma autarquia federal responsável por orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo em todo o estado. O escritório descentralizado de Bauru, cidade que fica a 100 quilômetros de Marília, abrange 81 cidades, entre elas Marília, Ourinhos, Lins, Avaré e Botucatu. A abertura dos trabalhos da noite foi realizada pelo presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília, engenheiro Vitor Violante. Ele citou que a realização da oficina e da ação educativa vai ao encontro dos propósitos de capacitação permanente da AEA Marília, que possui muitos arquitetos e urbanistas associados.
A atuação do CAU São Paulo foi instituída após um decreto presidencial de 2010, ao final do 2º mandato do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desmembrando-se do Crea. A arquiteta Ludmilla Tidei de Lima informou que a base de dados dos 81 municípios abrangidos pelo escritório de Bauru registra cerca de 3 mil profissionais e mais de 300 empresas. Atualmente, existem 10 escritórios descentralizados em todo o Estado de São Paulo. A arquiteta Ludmilla ressaltou que o CAU é uma autarquia federal e que todo arquiteto e urbanista, para exercer regularmente sua função, precisa se registrar no CAU. O mesmo vale para as empresas de arquitetura e urbanismo.
Um dos serviços oferecidos pelo CAU é o registro de direito autoral, e outro é a emissão de certidão de autenticidade de documentos. O conselho disponibiliza diversas ferramentas de apoio aos arquitetos, e a ação educativa realizada com o apoio da AEA Marília serviu para transmitir informações estratégicas e conteúdos que esclareceram dúvidas. A parceria da diretoria da AEA neste evento foi fundamental para o seu sucesso. Durante o evento, foi distribuída a revista Mobile, publicação oficial da entidade estadual.
Painel Online é o boletim informativo da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília
Edição de Maio 2025
Diretoria
CONSELHO ADMINISTRATIVO
Eng. Civil Vitor Manuel C. de Sousa Violante
Presidente
Eng. Agrônomo Nelson Martins Barreto Júnior
Vice Presidente
Eng. Agrônomo Walter Cação Júnior
Administrativo
Eng. Civil Haroldo de Mayo Bernardes
Adj.Administrativo
Eng. Eletricista Edson Navarro
Financeiro
Eng. Eletricista Antônio Carlos N. de Souza Júnior
Adj. Financeiro
Eng. Agrônomo Caetano Motta Filho
Social
Arquiteta Clédina Emiko Yamashita
Adj. Social
Eng. Civil Rúbio Galharim
Esportes e Lazer
Eng. Civil Leonardo Mathias Rampinelli
Adj. Esportes e Lazer
Eng. Civil Filipe Ceolin de Abreu
Cursos e Palestras
Eng. Civil James Lancaster D. de Moraes Salles
Adj. De Cursos e Palestras
Eng. Civil Nivaldo João da Cruz
Patrimônio
Arquiteta Larissa Yuri Ishi Amaral
Adj. De Patrimônio
Eng. Agrônomo Joaquim R. Mendonça Junior
Comunicação
Eng. Civil Lorena Sabaini da Silva
Adj.Comunicação
Jornalista-responsável Ramon Barbosa Franco – Mtb 32.103
Reportagens Mariano Rocha
01/05
Mirela de Oliveira Rodrigues
Arquiteta e Urbanista
02/05
Adauto Pinto de Andrade
Engenheiro Mecânico
03/05
Ian Cesar Amos Esteves
Engenheiro Civil
Luis Cesar Villani
Engenheiro Agrônomo
Marcelo Salmon
Arquiteto e Urbanista
04/05
Bruno Felipe Santos Fernandes
Arquiteto e Urbanista
Homero Esteves
Arquiteto e Urbanista
Roberto Biava
Engenheiro Civil
05/05
Valmor da Cunha Grávio
Engenheiro Eletricista
07/05
José Guilherme Guillaumon
Engenheiro Agrônomo
09/05
Loic Kessler Cardoso
Engenheiro Civil
Lilian Ruth Tejero
Engenheira Ambiental
Silvio Ângelo Boschetti
Engenheiro Agrônomo
10/05
Emílio Carlos Prandi
Geólogo
Sebastião Da Silva Andrade
Engenheiro De Segurança Do Trabalho
Silvio Renato Bazzo Bertoncini
Engenheiro Civil
Bruna Cristina Pires
Arquiteta e Urbanista
11/05
Ana Beatriz De Paula Menin
Arquiteta E Urbanista
Leonardo Galvão Daun
Engenheiro De Produção
13/05
Eduardo Luis Ribeiro
Arquiteto E Urbanista
16/05
Dirceu Cesar De Lima Intini
Engenheiro Civil
17/05
Fabio Antonio Fregonesi
Engenheiro Eletricista
18/05
Adair Menegucci
Engenheiro Civil
José Hajime Takahashi
Engenheiro Mecânico
20/05
Felipe Justo Fortunato
Engenheiro Civil
21/05
Marcelo Luiz Alves
Engenheiro Civil
22/05
Carlos Estevo Nascimento
Arquiteto E Urbanista
23/05
Yoshiyaki Tokumo
Engenheiro Eletricista
24/05
Cassiano Fogaça
Engenheiro Civil
Debora Yoshida Ishii
Arquiteta e Urbanista
Guilherme Santos Polegato
Engenheiro Civil
25/05
José Roberto de Oliveira
Engenheiro Civil
Rafael Rodrigues Da Silva
Engenheiro Eletricista
27/05
Tânia Cristina Bastos Donandon
Engenheira Civil
31/05
Edson Navarro
Engenheiro Eletricista
Prezados associados, como presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Marília (AEA Marília), tenho o prazer de me dirigir a vocês para reafirmar o compromisso da nossa entidade com o desenvolvimento contínuo de nossos profissionais.
Acreditamos que a AEA Marília é o ambiente ideal para o crescimento constante de cada um de nós. Promovemos regularmente capacitações, cursos e eventos de integração, que são oportunidades valiosas para aprimorar conhecimentos, trocar experiências e expandir nossa rede de contatos.
Buscamos trazer temas relevantes e atuais, que contribuam para o sucesso de nossos associados em suas carreiras.Convidamos você, profissional da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, a fazer parte da AEA Marília e a aproveitar todas as oportunidades que oferecemos.
Juntos, podemos ir mais longe e alcançar nossos objetivos com excelência.
Vitor Manuel Carvalho Sousa Violante
Engenheiro civil e presidente da AEA Marília
O Ciclo de Palestras Empreendedorismo e Inovação nas Engenharias e a Importância do Sistema Confea/Crea teve sua abertura na segunda-feira, dia 14 de abril de 2025, no anfiteatro de Ciências Agrárias, no campus da Unimar (Universidade de Marília). O evento contou com a presença da diretoria da AEA (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos) de Marília e é uma realização do Sistema Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia)/Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) de São Paulo, com o apoio da caixa de assistência da engenharia, Mútua São Paulo.
Na noite de abertura, o presidente da AEA Marília, engenheiro civil Vitor Violante, e o diretor de cursos e palestras Filipe Ceolin de Abreu ministraram palestra, ressaltando a fundamental importância da AEA Marília para a união e o fortalecimento das categorias que integram o Crea SP e o Confea. Eles destacaram o papel da associação em ofertar oportunidades contínuas de capacitação, aperfeiçoamento e crescimento profissional aos seus membros. Além disso, abordaram os princípios e a missão do Sistema Confea/Crea para a sociedade e para os profissionais da área tecnológica.
A palestra principal do primeiro dia foi conduzida pelo matemático e engenheiro industrial mecânico Cezarino Carvalho Júnior, que discorreu sobre as competências empreendedoras do engenheiro. “O empreendedorismo recompensa o talento e o desempenho, proporcionando mobilidade econômica e também social. Também atende as necessidades da sociedade”, ponderou o palestrante. Ele explicou que o empreendedorismo envolve pessoas, processos, ideias e, naturalmente, oportunidades. “Pessoas empreendedoras captam oportunidades de negócios, aplicam esforços e combinam recursos, transformando ideias em resultados”, concluiu Carvalho Júnior.
O ciclo de palestras prosseguiu terça-feira, dia 15 de abril, com uma série de apresentações no bloco 2 da Unimar, a partir das 18h30. O evento foi concluído na quarta-feira, dia 16 de abril, com atividades na sede da AEA Marília, localizada na rua Mecenas Pinto Bueno, nº 1.207.
Confira as fotos dos 3 dias de evento
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP) registrou um aumento significativo no número de parcerias institucionais, com a aprovação de quase a totalidade das propostas recebidas no edital de chamamento público para o Termo de Colaboração para Valorização Profissional (TCV).
Ao todo, 185 entidades de classe da área tecnológica de São Paulo, representando profissionais das Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores, manifestaram interesse em estabelecer parcerias. Este número representa o maior volume já registrado na história do programa. Após criteriosa análise técnica, o Crea-SP aprovou 183 propostas.
A presidente do Conselho, engenheira Lígia Mackey, que possui uma longa trajetória de atuação em entidades de classe, enfatizou que esse modelo de colaboração fortalece a missão da autarquia. “As associações exercem o papel de ponte entre o Sistema Confea/Crea e Mútua, os profissionais e a sociedade. Temos um vínculo de confiança que é essencial para que possamos estar mais próximos, compreendendo as necessidades de todos”, declarou.
Essa aliança é formalizada anualmente por meio de edital, com o objetivo de apoiar iniciativas que promovam capacitação, atendimento e o fortalecimento da área tecnológica, em conformidade com a legislação vigente.
“O crescimento nas inscrições e, consequentemente, no número de parcerias firmadas, reflete a consolidação do trabalho que desenvolvemos nos últimos anos, com foco na aproximação, melhoria na comunicação e simplificação dos processos”, destacou Ana Carolina Moreira, chefe da Unidade de Parceria e Relações Institucionais (URI) do Conselho.
Para a seleção das propostas, o Crea-SP considerou diversos critérios, como a abrangência no atendimento aos profissionais, a estrutura física das entidades, a experiência da equipe, a qualidade do plano de trabalho e o alinhamento com as atividades do Conselho. “O nosso compromisso é garantir a valorização profissional em todo o Estado, de forma ampla e em conformidade com a legislação”, completou Ana Carolina Moreira.
Com a assinatura dos termos de colaboração, os próximos passos incluem a publicação no Diário Oficial da União (DOU) e, em seguida, o repasse das parcelas financeiras previstas em cada parceria. O avanço no cronograma garantirá a continuidade dos serviços prestados aos profissionais, uma vez que 85% dos acordos para o biênio 2025/2026 foram formalizados antes do término da parceria vigente.